Carregando agora

CBMPA E CEDEC REALIZAM AULA INAUGURAL DO 1º CURSO DE INTERVENÇÃO EM DESASTRES PARA AS COORDENADORIAS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (COMPDEC).

Na manhã da última segunda-feira, dia 10, ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) a aula inaugural do 1º Curso de Intervenção em Desastre com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que contou com a presença do CEL QOBM Marcelo Moraes Nogueira, assessor técnico e coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e do MAJ QOBM Marcelo Pinheiro dos Santos, da Divisão de Operações da Defesa Civil do Estado e coordenador do curso.

A primeira edição do curso ocorrerá de 10 a 14 de fevereiro de 2024 e tem como objetivo capacitar os membros das defesas civis de cada município para que, em caso de desastres, estejam preparados para realizar as intervenções necessárias para amenizar todas as consequências. O curso conta com 41 alunos inscritos, mais de 15 instrutores e com a presença de representantes de 11 regiões do Pará, sendo os municípios: Abaetetuba, Acará, Altamira, Aveiro, Bannach, Belém, Belterra, Breu Branco, Bom Jesus, Cametá, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Ipixuna do Pará, Itaituba, Itupiranga, Mãe do Rio, Maracanã, Muaná, Óbidos, Ourém, Pacajá, Palestina do Pará, Paragominas, Parauapebas, Placas, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Cruz do Arari, Santarém, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São Miguel do Guamá, Sapucaia, Tomé-Açu, Tucuruí, Ulianópolis, Vitória do Xingu e Xinguara.

O coordenador do curso, Major Marcelo, expressou suas considerações sobre a importância do curso:
“É um curso prático voltado para ensinar a formular ações de resposta em situações de desastres. Os alunos passarão por treinamentos que testaram o cansaço mental no processo de realizar o levantamento de pessoas, verificar os impactos de feridos, a gestão de abrigos, assim como as ações de socorro, assistência humanitária, assistência às famílias afetadas, restabelecimento de serviços essenciais, captação de recursos. Tudo isso será realizado ao longo da semana.”

O curso conta com disciplinas como: Introdução à Gestão de Risco a Desastre; Capacitações; Fase da Gestão de Desastres; Captação de Recursos Estaduais e Federais; Sistema de Comando de Incidentes; Elaboração do Plano de Contingência; Psicologia em Emergências e Desastres; e, por fim, um simulado.

Na ocasião, a aluna Maria Liliane Leonel Gama, da Defesa Civil de Jacareacanga, falou sobre suas expectativas:
“Minha expectativa é muito boa, para que todos os municípios estejam presentes, para que possamos fazer um trabalho de boa qualidade e trazer nossas dificuldades, assim como vamos levar um aprendizado para cada município e assim estar preparados para trabalhar junto às comunidades.”

O Coronel Nogueira, coordenador adjunto de Defesa Civil, falou sobre os instrutores:
“O curso tem mais de 15 instrutores, e dentre eles, alguns que estiveram em grandes desastres do Brasil, como o da queda da ponte em Estreito do Maranhão, nas enchentes no Rio Grande do Sul e na queda da barragem em Brumadinho. Esses instrutores experientes estarão aqui presentes para passar conhecimento aos nossos defesas civis municipais e deixá-los mais preparados para essa ação.”

  

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reforçam o compromisso com a sociedade paraense e trabalham para capacitar profissionais preparados para servir, proteger e salvar.