CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE 1° ENCONTRO SOBRE PLANO MUNICIPAL DE RISCOS EM BELÉM
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CBMPA/CEDEC), participaram do 1° Encontro para Elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos em Belém (PMRR), realizado no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o evento foi organizado pela Prof. Dra. Milena de Andrade e marcado por uma intensa troca de conhecimentos e experiências entre especialistas, autoridades e membros da comunidade acadêmica.
A reunião ocorreu na tarde do último dia 29 e contou com a participação do Major QOBM Janio Costa, da CEDEC, que falou sobre as atividades desenvolvidas pela corporação em benefício da sociedade em momentos de desastres, e do representante da Defesa Civil Municipal, Claudionor Corrêa que citou os benefícios da parceria entre as instituições. Estiveram presentes também a Pro-Reitora de Pesquisa, Dra. Gisele Barata e o Diretor do Instituto Ciberespacial, Dr. Otávio Chase, que compartilharam suas visões e perspectivas sobre a gestão de riscos em áreas urbanas. A presença de pesquisadores da Fiocruz trouxe uma abordagem científica essencial para compreender os desafios e oportunidades na gestão de riscos em Belém.
Destacando a importância da integração entre os diferentes atores envolvidos, a Secretaria Nacional de Periferias promoveu um ambiente colaborativo e inclusivo. Ademais, a equipe do PMRR esteve em ação, demonstrando o compromisso em desenvolver estratégias eficazes para lidar com os desafios relacionados aos riscos urbanos na região.
O Coronel QOBM Marcelo Nogueira, Coordenador Adjunto de Defesa Civil do Estado, reafirma a importância desse encontro:
“A parceria realizada entre órgãos executivos do sistema de Proteção e Defesa Civil com a comunidade acadêmica é extremamente importante e salutar, pois trazem grandes benefícios e melhorias aos trabalhos realizados nos momentos de vulnerabilidades e com a soma dos esforços dos órgãos, quem mais tem a ganhar é a comunidade impactada.”
O CBMPA E CEDEC agradecem pelos debates produtivos e trocas de experiências valiosas proporcionadas pelo evento e garantem estabelecer cada vez mais uma base sólida para futuras iniciativas e colaborações, visando a segurança e o bem-estar da população de Belém.