CBMPA E CEDEC ENTREGAM MEDALHAS DE CONDECORAÇÕES E RECEBEM NOVAS VIATURAS DE INCÊNDIO.
Na manhã da última quinta-feira, 30, ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) a realização de uma cerimônia para entregar medalhas de condecoração aos militares da operação de resgate na ponte ocorrida na cidade de Estreito do Maranhão (MA), e no resgate das vítimas soterradas em uma mina de cobre em Canaã dos Carajás. O evento contou com a presença do Governador Helder Zahluth Barbalho, Vice Governadora Hana Ghassan, do Secretário de Segurança Pública, Ualame Fialho Machado, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, CEL QOBM Jayme de Aviz Benjó , e do Subcomandante-Geral e Chefe do Estado Maior-Geral, CEL QOBM Helton Charles Araújo Morais.
No dia 22 de dezembro de 2024, ocorreu o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que interligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O incidente resultou na queda de diversos veículos no Rio Tocantins. Em resposta a essa tragédia, foi mobilizada uma força-tarefa composta por 14 militares, sendo 8 deles mergulhadores. O trabalho foi árduo e arriscado, pois havia o risco de desabamento do restante da ponte, além da preocupação com os produtos perigosos presentes na água. No entanto, após 14 dias de trabalho, o CBMPA retornou com o sentimento de dever cumprido.
O CB BM Drago demonstra emoção no recebimento da medalha:
“Hoje, 30 de janeiro, completo oito anos como bombeiro militar, e receber essa medalha torna essa data ainda mais especial. Sou mergulhador há três anos, e essa missão foi particularmente desafiadora devido à profundidade e correnteza. No entanto, ter servido fora do nosso estado foi uma experiência extremamente gratificante para a minha carreira e para a corporação”.
Na última sexta-feira, 24, o CBMPA foi acionado mais uma vez, desta vez para resgatar três garimpeiros presos em uma mina de exploração de cobre na zona rural de Canaã dos Carajás, no sudoeste do Pará.
O 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Marabá e o 16º Grupamento de Bombeiros Militar de Canaã de Carajás já trabalhavam na operação; no entanto, outras adversidades surgiram no resgate. Assim, no sábado, 25, mais seis militares foram enviados de Belém para somar à equipe. Foram enviados 4 mergulhadores e 2 especialistas em salvamento, resultando em 20 militares empenhados na força-tarefa.
Com isso, as três vítimas foram devolvidas às suas famílias com vida, e mais uma vez os bravos bombeiros cumpriram com excelência sua missão de salvar vidas.
O 3º SGT BM Borges falou sobre sua participação no resgate:
“Foi árduo, foi difícil no trajeto, bastante dificuldades adversas, porque a gente não sabia, não tínhamos conhecimento da galeria, dos riscos potencial. Foram horas e horas de trabalho para no fim conseguir com êxito resgatar as três vítimas”.
Essa homenagem é um merecido tributo ao heroísmo e esforço dos militares que, com coragem e dedicação, arriscaram suas vidas para proteger as de outros e minimizar os impactos do acidente.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também receberá 6 novas viaturas de incêndio, que serão utilizadas para reforçar as operações de combate a incêndios e resgate em todo o Estado do Pará. Essas novas viaturas são uma importante adição ao arsenal do CBMPA e demonstram o compromisso do governo em investir na segurança e proteção da população.
Em seu discurso, o Comandante-Geral do CBMPA falou sobre as homenagens prestadas:
“Homens e mulheres que têm a dedicação estampada na farda, mas cravada no espírito Bombeiro Militar. São especialistas em busca e resgate, especialistas em estruturas colapsadas, em salvamento em altura, em salvamento terrestre, em mergulho de resgate. Todos os cursos foram ofertados para elevar cada vez mais o patamar dos nossos militares, que, como sempre costumo dizer, são o nosso maior ativo. E o diferencial está em cada militar, que faz questão de aproveitar o que foi oferecido para estar sempre pronto, para servir à sociedade.”
O Governador Helder Barbalho também expressou suas considerações:
“Hoje são mais duas oportunidades de condecorar os Bombeiros Militar do Pará por se fazerem presentes, seja em território paraense, seja em território nacional, na busca e salvamento da população, pois não há nada mais extraordinário e único do que salvar a vida do próximo.”
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reafirmam seu compromisso com a segurança e proteção da população paraense. As medalhas de condecoração e as novas viaturas de incêndio são um reconhecimento ao trabalho heroico e dedicado dos militares que atendem à comunidade para além do Pará.