Idealizado inicialmente no Distrito Federal no início da década de 1990 pelo Corpo de Bombeiros Militar em conjunto aos Bancos de Leite Humano do Estado, com intuito de reverter o baixo estoque de leite materno por meio da coleta em domicílio, o Projeto Bombeiros da Vida (PBV) é incentivado em todo território nacional pelo Ministério da Saúde. No Pará, em 2002, o Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa de Misericórdia realizou o primeiro contato com o CBMPA, com o objetivo de aumentar o volume de leite humano e atender as demandas internas do hospital. Assim, em julho do mesmo ano foi iniciado o treinamento com militares femininos para atender os serviços de coleta externa domiciliar.
Atualmente no estado, o Projeto Bombeiros da Vida mantém o funcionamento regular com base no Acordo de Cooperação existente desde 2003 entre a Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), a Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros (CBMPA), e tem como objetivos principais o incentivo ao aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida e a doação do leite humano extração. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe, destacam-se: a sensibilização de gestantes e puérperas, quanto a importância da amamentação, a doação do excedente de leite produzido; o cadastramento de doadoras e a visita domiciliar para fazer a coleta externa. Além disso, o PBV também realiza e promove atividades correlatas como: coleta de vidros (utilizados para a confecção dos kits entregues às doadoras cadastradas), realização de palestras em escolas, universidades, postos de saúde, praças públicas, empresas e estabelecimentos públicos e privados e apoio domiciliar às mães que porventura apresentem dificuldades no processo de amamentação (pega do bebê, mamas “endurecidas”, entre outros), as quais são encaminhadas para a equipe técnica do hospital.
Em 2024, 74 eventos foram promovidos pelo PBV e foram realizadas 6.083 visitas às doadoras, com o saldo de aproximadamente 2.000 litros de leite humano para doação aos bebês internados na UTI Neonatal da Santa Casa do Pará. Hoje, o efetivo militar do Projeto Bombeiros da Vida atua no município de Barcarena (em parceria com o Hospital Materno Infantil) e em Castanhal (com o apoio da Funasa), além de toda a área Metropolitana de Belém.
Venha salvar vidas também! Seguem abaixo as formas de contato:
Fixo: 3251-7212
Celular/Whatsapp: (91) 98899-6326
Site: www.santacasa.pa.gov.br