Carregando agora

Projeto Bombeiros da Vida

Idealizado inicialmente no Distrito Federal no início da década de 1990 pelo Corpo de Bombeiros Militar em conjunto aos Bancos de Leite Humano do Estado, com intuito de reverter o baixo estoque de leite materno por meio da coleta em domicílio, o Projeto Bombeiros da Vida (PBV) é incentivado em todo território nacional pelo Ministério da Saúde. No Pará, em 2002, o Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa de Misericórdia realizou o primeiro contato com o CBMPA, com o objetivo de aumentar o volume de leite humano e atender as demandas internas do hospital. Assim, em julho do mesmo ano foi iniciado o treinamento com militares femininos para atender os serviços de coleta externa domiciliar.

Atualmente no estado, o Projeto Bombeiros da Vida mantém o funcionamento regular com base no Acordo de Cooperação existente desde 2003 entre a Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), a Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros (CBMPA), e tem como objetivos principais o incentivo ao aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida e a doação do leite humano extração. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe, destacam-se: a sensibilização de gestantes e puérperas, quanto a importância da amamentação, a doação do excedente de leite produzido; o cadastramento de doadoras e a visita domiciliar para fazer a coleta externa. Além disso, o PBV também realiza e promove atividades correlatas como: coleta de vidros (utilizados para a confecção dos kits entregues às doadoras cadastradas), realização de palestras em escolas, universidades, postos de saúde, praças públicas, empresas e estabelecimentos públicos e privados e apoio domiciliar às mães que porventura apresentem dificuldades no processo de amamentação (pega do bebê, mamas “endurecidas”, entre outros), as quais são encaminhadas para a equipe técnica do hospital.

Em 2024, 74 eventos foram promovidos pelo PBV e foram realizadas 6.083 visitas às doadoras, com o saldo de aproximadamente 2.000 litros de leite humano para doação aos bebês internados na UTI Neonatal da Santa Casa do Pará. Hoje, o efetivo militar do Projeto Bombeiros da Vida atua no município de Barcarena (em parceria com o Hospital Materno Infantil) e em Castanhal (com o apoio da Funasa), além de toda a área Metropolitana de Belém.


Venha salvar vidas também! Seguem abaixo as formas de contato:
Fixo: 3251-7212
Celular/Whatsapp: (91) 98899-6326
Site: www.santacasa.pa.gov.br