Carregando agora

BANDA SINFÔNICA DO CBMPA SE APRESENTA COM LOTAÇÃO MÁXIMA NO THEATRO DA PAZ

Na última terça-feira, 19, ocorreu no renomado Theatro da Paz, o Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Pará em alusão ao Dia do Bombeiro Militar Paraense, celebrado no dia 24 de novembro. O concerto fez parte de um conjunto de atividades promovidas pela corporação para comemorar a data. A ocasião contou com a presença do Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó e do Subcomandante-Geral do CBMPA e Chefe do Estado Maior Geral, Coronel QOBM Helton Charles de Araújo Morais. Além disso, civis, oficiais e praças BM’s também prestigiaram a apresentação.

Com mais de 750 expectadores, a Banda Sinfônica apresentou clássicos da cultura nacional e internacional e contou com a participação de convidados especiais na apresentação. O repertório escolhido pela banda contou com o Hino do Estado do Pará, com o clássico de Dona Onete “No meio do Pitiú”, com o tradicional Hino do Soldado de Fogo e com o sucesso paraense “Ai Menina”, que foi talentosamente interpretado na voz da Soldado BM Vanessa Costa. O regente da banda, Tenente QOEBM Claudemir Rodrigues, orquestrou os músicos na maior parte do concerto e, em momentos pontuais, os maestros: Capitão RR Moisés Gonçalves, 1° Tenente da Aeronáutica, Josiel Saldanha, Subtenente Daniel Santos, do CBMMA, Professor Rodrigo Moraes e Mestre Elienay Carvalho entraram em cena orquestrando canções em perfeita sintonia com a Banda Sinfônica do CBMPA. Além disso, a noite contou com a interpretação do Coral Boas Novas, que emocionou a todos os presentes com o Hino do Soldado do Fogo.

Após 30 anos, a Banda Sinfônica ocupou novamente com lotação máxima o maior teatro do estado e cativou o público com uma noite repleta de nostalgia e emoção. O Tenente QOEBM Claudemir, falou sobre o concerto:

“Para nós foi uma grande realização levarmos a banda ao Theatro da Paz novamente, o único concerto realizado no local foi na época de 1990, e desde então, nós como banda institucional não conseguimos retornar para uma nova apresentação. Pudemos contar com a participação de maestros locais de renome e graças ao apoio do nosso Comandante-Geral, os nossos voluntários civis da banda, que têm um grande nível técnico também abrilhantaram a noite. Apresentamos um repertório diversificado e até mesmo complexo, gerando a possibilidade de levar ao público um concerto onde passeamos desde a música erudita até a música popular.”

Composta por 73 pessoas, dentre oficiais, praças e voluntários civis, a Banda Sinfônica do CBMPA foi declarada oficialmente em 2016 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. Com mais de um século de existência, a Banda se faz presente brilhantemente nos grandes eventos da corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham grandemente da Banda Sinfônica que vem demonstrando todo o seu crescimento ao longo dos anos, e celebram mais um Dia do Bombeiro Militar Paraense.