OUTEIRO NO PRIMEIRO DIA DO ANO DE 2017
Conhecida como Outeiro, e com apenas 25 KM e 45 minutos do centro de Belém, foi um dos destinos mais procurados por banhistas e turistas que queriam lazer e praias de água doce no primeiro dia do ano de 2017.
O tempo não ajudou muito, oscilou entre sol e pancada de chuvas mais não dispersou o público que procurou e lotou as praias Grandes, do Amor, da Brasília e Barro Branco.
O serviço de proteção Balneária trabalhou com 19 homens equipados e preparados para atuar nas diversas áreas de salvamento e socorro e emergência. A utilização das pulseirinhas de identificações é um dos mais procurados serviços nas praias do outeiro.
O Corpo de Bombeiros registrou 10 ocorrências entre elas: 01 com animal marítimo (arraia); 02 curativos; 06 crianças perdidas e encontradas e o mais grave um afogamento grau 6.
Segundo o Comandante da operação em Outeiro, tenente Dos Anjos o afogamento ocorreu por volta das 10h:30min, quando o menino Melquizedeque Brito de sete anos, estava brincando na água, e começou a se afogar e desmaiou. Socorrido pelo Soldado Adriano foi levado para o posto de apoio dos guarda-vidas. Passando por reanimação cardiopulmonar pela equipe de socorristas ( cabo Andrinelson e cabo Wilson).
Outra atuação importante durante o atendimento da ocorrência foi a da equipe de bombeiros composta pelos (subtenente Washington e sargentos nobre e zaloi, sob o comando do tenente Dos Anjos) que isolaram e conteram o público que se aglomerou aos redores da barraca dos Guarda-vidas querendo saber o que estava acontecendo.
Ao término do socorro, o menino retornou os sinais vitais e a consciência, sendo encaminhado na viatura dos bombeiros para o posto de saúde local.
O público presente agradeceu a guarnição através de aplausos e assovios. A operação finalizou na segunda-feira, 02 de janeiro às 18 horas.
Texto: Mônica Veloso – Major, B5 26GBM
Fotos: Arquivo 26 GBM