CBMPA E CEDEC FORMAM 103 NOVOS ESPECIALISTAS
Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14, no Complexo Aldeia Cabana, o encerramento dos seguintes cursos: Curso de Salvamento em Altura (CSALT), iniciado em 18 de outubro, Curso de Primeira Resposta em Emergências com Produtos Perigos (CPREPP) e Curso de Salvamento Veicular (CSV), iniciados no dia 04 de novembro. O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, e do Subcomandante-Geral e Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais.
O CSALT, coordenado pelo Major QOBM Aluiz Palheta, foi concluído com 220 horas/aula, 36 alunos e ofereceu disciplinas como: Táticas de Salvamento em Altura e Resgate Urbano. O CPREPP, coordenado pelo Major QOBM Marcus Veloso, foi finalizado com 70 horas/aula, 31 alunos e contou com disciplinas como: Identificação e Classificação de Produtos Perigosos e Sistema de Comando de Incidentes. O CSV, coordenado pela 1° Tenente QOBM Bruna Naila, foi completo com 75 horas/aula, 36 alunos e ofertou disciplinas como: Técnicas e Táticas de Salvamento Veicular e Atendimento Pré-Hospitalar.
Durante o encerramento, os alunos dos três cursos fizeram simulações de ocorrências, demonstrando parte dos ensinamentos recebidos. Os primeiros colocados do CSALT, CPREPP E CSV, os alunos Denner Rocha Quadros, Nelson Paulo Martins de Queiroz Junior e Adriano Alves de Araújo também receberam um presente simbólico do Secretário Ualame, juntamente ao brevê do curso.
O Comandante-Geral do CBMPA falou sobre a importância dos cursos para a corporação:
“Esse momento é valioso, pois simboliza o resgate dos cursos de especialização desta valorosa corporação. Hoje é um dia memorável, comemoramos o encerramento de dois cursos que acontecem pela primeira vez em nossa corporação, o CV e o CPRPP. Hoje a corporação entrega à sociedade 103 novos especialistas, sendo pela primeira vez, 16 mulheres especialistas. Os formandos aprenderam nas últimas semanas técnicas avançadas para melhor atuar em prol da sociedade paraense. Quero parabenizar cada um pela iniciativa de buscar novos aprendizados. No dispositivos temos bombeiros e bombeiras de 23 municípios do estado, além de militares da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. Posso dizer que alcançamos nosso objetivo de ampliar conhecimentos e promover a melhor resposta a ocorrências complexas. Buscamos formar e capacitar para manter o conhecimento sempre atualizado e desejo que possamos sempre continuar em busca da excelência.”
O Secretário Ualame discursou a respeito desta entrega do Governo do Estado:
“É uma satisfação certificar a crescente especialização desta tropa, que está cada vez melhor. Nosso objetivo é empregar e entregar para a sociedade um excelente trabalho. Estamos prestes a iniciar a maior formação da história do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o efetivo será praticamente dobrado, somando, entre oficiais e praças, quase dois mil novos bombeiros militares. Parabenizo todos os formandos, agora especialistas, pela dedicação, empenho, aprendizado e, principalmente, crescimento profissional e pessoal. Contem sempre conosco e, mais uma vez, viva o Pará.”
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham desta entrega grandiosa e se comprometem em capacitar seus militares com as melhores ferramentas, garantindo um atendimento da mais alta qualidade para a população paraense.