CBMPA E CEDEC REALIZAM MARCHA EM HOMENAGEM AO DIA DO BOMBEIRO MILITAR PARAENSE
Na manhã da última quinta-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) deram início às comemorações alusivas ao Dia do Bombeiro Militar Paraense, celebrado no dia 24 de novembro. O primeiro evento realizado foi a marcha em homenagem ao aniversário da corporação, que contou com a presença do Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, com o Subcomandante do CBMPA e Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais e com os agora militares da Reserva Remunerada, dentre eles, Ex Comandantes e Subcomandantes Gerais, Nahum, Donato, Silva, Edmilson, Paulo, Fonseca, Edson, Wanzaler, Menezes, Vieira, Roberto Damasceno, Aquino, Álvaro, Farias, Hilberto e Andrade.
A marcha saiu do Comando Geral do CBMPA (QCG), na Av. Júlio César, em direção ao 21° Grupamento Bombeiro Militar (GBM), localizado na rua João Diogo, e contou com a participação de mais de 100 bombeiros militares oficiais, praças e veteranos, que marcharam por quase nove quilômetros nas ruas da cidade de Belém. Na ocasião, o Subtenente Moisés e o Coronel Donato, representando os praças e oficiais, respectivamente, discursaram emocionados em participar da marcha. O Comandante-Geral expressou a importância do momento:
“Este é um momento singular, ímpar na nossa história, hoje fizemos o caminho inverso ao que ocorreu há 20 anos atrás. A corporação tem avançado muito ao longo desses anos, desde 1882, cada um que está presente aqui deu a sua contribuição e nós não estaríamos aqui se os veteranos não tivessem feito a história desta instituição. É uma grande alegria para mim, como Comandante-Geral, poder me reportar à tropa e especialmente aos veteranos, externando meu profundo respeito e consideração.”
E continuou:
“Deixo aqui uma mensagem para todos, custe o que custar, vamos manter os nossos valores e tradições, compreendendo sempre o sacerdócio que cada um de nós deve exercer ao decidir ser bombeiro militar. A instituição é perene, nós somos passageiros, então devemos servir ao Corpo de Bombeiros com abnegação e profissionalismo até o último dia.”
O dia oficial do Bombeiro Militar Paraense foi instaurado em 1882 através de uma portaria que criou a Companhia de Bombeiros para a extinção de incêndios na cidade. Em 1904 foi inaugurado oficialmente o primeiro Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (QCG), na Rua João Diogo, e para consagrar este momento foi realizada a primeira marcha do CBMPA.
Sendo assim, a marcha deste ano é extremamente significativa para a história desta corporação, em homenagem aos seus 142 anos. Os passos dados hoje carregam o simbolismo de uma história construída com compromisso e tradição, sempre honrando o lema desta corporação: Vidas alheias, riquezas salvar!
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham em poder realizar esta marcha tão tradicional para a história da corporação, agradecem aos seus veteranos pela presença e se comprometem em resgatar cada vez mais, esses momentos tão significativos para a tropa.
Publicar comentário