Carregando agora

CBMPA E CEDEC REALIZAM AULA INAUGURAL DO CURSO DE SALVAMENTO EM ALTURA 2024

Na manhã desta sexta-feira, 18, ocorreu no Centro de Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), a aula inaugural do Curso de Salvamento em Altura 2024 (CSALT), que contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó e do Chefe do Estado-Maior e Subcomandante Geral do CBMPA, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais.

A terceira edição do CSALT conta com 36 alunos e 220 horas-aula, tem o objetivo de capacitar os militares na atuação de salvamento em altura, com preparo físico e psicológico. A especialização ocorre em sacadas, torres, prédios e outros, além de abordar ações humanizadas, abordagens táticas, intervenção ágil e técnicas elevadas de segurança. Em seu pronunciamento, o Major QOBM Aluiz Palheta Rodrigues, coordenador do CSALT 2024, destacou que o CBMPA atende cerca de 70 ocorrências anuais de salvamento em altura e enfatizou o aumento dos índices de suicídio no estado. O 2° Tenente QOABM Anderson Barbosa Rodrigues, palestrante da aula inaugural, relatou sobre uma ocorrência de salvamento em torre de alta tensão, em um caso de tentativa de suicídio que ocorreu em 2014.

Na ocasião, o Major QOBM Aluiz Palheta Rodrigues falou sobre suas expectativas:

“Esperamos formar os 36 alunos de forma eficiente e com alta qualidade para que possamos servir a população e a corporação da melhor maneira possível. Apesar de exigir extremo preparo físico e psicológico, a especialidade de salvamento em altura é muito importante para a sociedade paraense”.

O Comandante-Geral do CBMPA, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, expressou suas considerações acerca do evento:

“Nos últimos dez meses tivemos cinco cursos oferecidos pela corporação, são mais de 500 bombeiros e bombeiras preparados com técnicas e táticas necessárias para proteger e salvar em todos os 144 municípios do nosso estado. É uma honra anunciar números tão positivos e perceber que estamos trilhando, preparando e formando profissionais que entregam o seu melhor para servir os cidadãos deste estado. Aos 36 alunos que se formarão nobremente em salvamento em altura, saibam que vocês enfrentarão circunstâncias onde muitos se sentiriam impotentes, o salvamento em altura, assim como todas as atividades inerentes à nossa profissão, é uma função muito nobre, mas ao mesmo tempo muito desafiadora. O CSALT é sobre coragem, disciplina e técnica, estejam, empenhados a alcançar o maior potencial que puderem, desejo sucesso a todos os instrutores e à coordenação, vocês são responsáveis pela formação dos futuros heróis da nossa corporação”.

Após 12 anos, a terceira edição do CSALT renova as expectativas da especialização de bombeiros militares em salvamento em altura. A formatura do curso está prevista para o dia 14 de novembro de 2024.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil renovam os votos de compromisso com o povo do estado do Pará e trabalham para capacitar profissionais preparados para servir, proteger e salvar.

Publicar comentário