CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE SIMULADO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM NA USINA HIDROELÉTRICA DE TUCURUÍ
Publicado: 28 de novembro de 2023 - Hora: 15:10

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE SIMULADO...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE SIMULADO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM NA USINA HIDROELÉTRICA DE TUCURUÍ

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) estiveram presentes no Municípios de Tucuruí e Breu Branco, no período de 20 a 26 de novembro do corrente ano, para acompanharem os simulados sobre o rompimento de barragem da Usina.

Durante o evento foi possível acompanhar todos os trabalhos realizados pelos diversos órgãos, secretarias, comunidades e empresas envolvidas, avaliando os pontos positivos e os pontos negativos do Plano de Contingência (PLANCON) e do Plano de Ação de Emergências (PAE) elaborados pela empresa ELETROBRÁS/ELETRONORTE.

O objetivo do simulado, foi de materializar quase todos os passos elaborados e planejados pelo PLANCON, buscando orientar os moradores sobre como agir diante de um possível cenário de desastre provocado pelo hipotético rompimento da barragem da Usina.

Ao final de cada simulado, que foi realizado nos diversos bairros dos municípios e da zona rural, os moradores receberam orientações gerais sobre onde se abrigar em local seguro, seguindo as orientações das placas instaladas de Rotas de Fuga e de Ponto de Encontro, após ouvirem as sirenes instaladas em locais estratégicos dos municípios.

Na oportunidade, os militares da CEDEC, chefiados pelo Major QOBM Francisco Janio Bezerra Costa, realizaram visita técnica nas instalações da Usina Hidroelétrica de Tucuruí para conhecer toda a estrutura da empresa, departamentos de trabalhos e todos os processos para a geração de energia elétrica e de segurança da barragem.

A visita ocorreu sob orientação do Gerente do Departamento de Operação da Geração Hidráulica, o Engenheiro Nielson Farias:

“É sempre gratificante poder participar de eventos dessa natureza que visam orientar e ajudar as pessoas sobre como agir e onde se abrigar em um local seguro diante de uma situação de emergência. É no simulado que se consegue colocar em prática tudo aquilo que foi idealizado durante a construção do PLANCON, e assim, analisar todos os acertos ou falhas do Plano, buscando corrigir e/ou melhorar cada vez mais na formatação do produto final executável e de fácil entendimento da população local”.

Para o Sr. Markle Vieira, engenheiro da coordenação técnica de Segurança de Barragens:

“A Eletrobrás Eletronorte em busca da excelência, da cultura de segurança e prevenção, e cumprindo suas obrigações legais, implantamos e operacionalizamos o PAE da Usina Hidroelétrica de Energia (UHE) de Tucuruí. Estamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que o objetivo de treinar e conscientizar a população foi atingido através dos simulados”

O CBMPA e CEDEC reconhecem a importância dos simulados e orientações para que os desastres possam ser prevenidos e mitigados, garantindo assim, a segurança da população paraense nos mais diferentes cenários.

Skip to content