CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CBMPA HOMENAGEIA OS 141 ANOS DA CORPORAÇÃO
Publicado: 23 de novembro de 2023 - Hora: 14:24

5. CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CBMPA...
CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CBMPA HOMENAGEIA OS 141 ANOS DA CORPORAÇÃO

Aconteceu na noite desta quarta-feira (22), no Teatro do Sesi, o Concerto Solene da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, conforme regulamentação da lei nº 8.442 de 01 de dezembro de 2016.

O evento em homenagem aos 141 anos da Corporação e o Dia do Bombeiro Paraense, celebrado em 24 de novembro, foi marcado por sucessos da cultura paraense, hinos, dobrados e canções nacionais e internacionais orquestradas. A oportunidade também contou com participações especiais do grupo de flauta da escola de música Pastor Valdemar Farias do Ministério Fonte de Vida. A apresentação foi regida pelos maestros Capitão QOEBM RR Moises Gonçalves, 2° Tenente QOEBM Claudemir Rodrigues, Elienay Carvalho e Rodrigo Morais.

O comandante geral do CBMPA e coordenador estadual de defesa civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, demonstrou sua alegria em celebrar os 141 anos da corporação:

“O espetáculo de hoje faz parte de um conjunto de eventos que antecedem o dia 24 de novembro, Dia do Bombeiro Paraense, essa é a Semana de Prevenção. Nesses 141 anos, é tradição na corporação o concerto da Banda Sinfônica, é um encontro que fortalece a união e a aliança. Esse momento em que a grande família do CBMPA se reúne para comtemplar o trabalho da banda, alimenta a alma. Me sinto orgulhoso e honrado por ser comandante num momento tão importante para a corporação”.

O regente da banda do CBMPA, 2° QOEBM Tenente Claudemir Sales Rodrigues, também falou sobre sua participação no evento:

“Hoje comemoramos os 141 anos do CBMPA e os 133 anos da Banda Sinfônica. Como regente, foi um grande prazer trabalhar com excelentes profissionais da música, maestros e amigos. Unir talentos magnificos essa noite, resultou em uma belíssima apresentação. Me sinto honrado por fazer parte da história dessa corporação”.

Camila Guimarães, integrante da orquestra Jovem Sesc Pará (JSPA), expressou sua satisfação em participar do momento:

“Estou muito feliz, essa é uma experiência completamente nova para mim. Geralmente não temos contato com bandas militares, portanto, integrar esse projeto, foi grandioso. Fico grata em poder participar”.

A noite foi marcada por clássicos da música brasileira, como “No meio do Pitiú”, de Dona Onete, e “Sinônimos”, de Zé Ramalho. A cerimônia foi encerrada com o tradicional Hino do Soldado de Fogo, entoado com fervor pelos militares BM’s presentes na ocasião.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham em comemorar os 141 anos da corporação e o Dia do Bombeiro Paraense, fortalecendo alianças e semeando tradição e cultura.