CBMPA E CEDEC ENTREGAM NOVO GRUPAMENTO DE SOCORRO E EMERGÊNCIA E RECEBEM A ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DE NOVO PROGRESSO
Publicado: 1 de novembro de 2023 - Hora: 13:24

5. CBMPA E CEDEC ENTREGAM NOVO GRUPAMENTO...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) entregaram, na tarde da última sexta-feira (27), o novo Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), destinado a atividades e serviços de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) que representa cerca de 70% das ocorrências atendidas pela Corporação.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho e a Vice-Governadora, Hana Ghassan e demais autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário.

O GSE está estrategicamente situado as margens de uma das principais rodovias do estado que apresenta o maior número de demandas operacionais: a BR-316. O raio de atendimento alcança os pontos com o maior índice de ocorrências na região metropolitana de Belém.

O Grupamento conta com saídas sistemáticas e emergenciais que favorecem a eficiência do tempo resposta das operações de urgência, permitindo que os bombeiros militares atuem mais rapidamente.

As instalações do grupamento, contam com uma estrutura moderna e confortável para atender as necessidades da tropa, que precisa estar plena para servir com eficiência durante as 24h do dia. Por isso, o espaço dispõe de bloco de alojamentos, academia equipada, refeitório, espaço para treinamentos e instruções.

Além disso, o quartel conta com uma área de garagem de expurgo e descontaminação, uma inovação pensada durante a pandemia da COVID-19 que permanece na proteção contra contaminações biológicas.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, falou da importância desse novo Grupamento e dos reflexos positivos dos investimentos recentes do Governo do Estado na sociedade.

“Hoje é um momento singular para a Corporação, mais uma entrega de grande relevância do governo a sociedade paraense. A inauguração do mais novo Grupamento de Socorro e Emergência do Pará. Esse serviço é especializado, que nós chamamos de Atendimento Pré-Hospitalar e Resgate. Ele ocorre através das ambulâncias resgate para o atendimento ao trauma em geral. Esta entrega inicia a reestruturação deste serviço e tem uma importância fundamental para a estruturação do serviço prestado no atendimento pré-hospitalar, bem como a população.”

Já a Vice-governadora do Pará, falou da satisfação de participar desta entrega.

“É um momento de parabenizar o Corpo de Bombeiros por todo trabalho. O dia de hoje é só mais um dia de tantos que nós já temos de orgulho do Corpo de Bombeiros Militar. Então quero parabenizar cada um que faz essa Corporação, por tantas ações positivas para o nosso Estado. Vocês, junto com toda equipe de segurança são motivo de orgulho para nós. Seguimos dando passos largos, através da união, do compromisso de todos, buscando sempre melhorar e com isso, ver que estamos no caminho certo. Bora trabalhar!”

Na oportunidade o Governador do Estado, antes de efetuar a assinatura de ordem de serviço da construção de mais um Quartel Bombeiro Militar, realizou um breve discurso sobre mais esta entrega do Governo do Estado ao CBMPA.

“Quero dizer da minha satisfação por essa entrega, por compreender, o reforço que representa para esta estratégia operacional do Corpo de Bombeiros. Esta estrutura física permite o fortalecimento da atividade gerencial, para trazer eficiência e rapidez nas atividades de resgate e, rapidez, certamente, é o maior aliado para salvar a vida das pessoas.”

Helder, ainda destacou.

“No dia de hoje também, assinamos a ordem de serviço para a construção do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Novo Progresso. Essa presença é fundamental para que não seja mais necessário um deslocamento de horas, já que do Grupamento de Itaituba até Novo Progresso são mais de 400 Km. Portanto, são situações territoriais que só quem mora na Amazônia entende os nossos números, as nossas distâncias e a complexidade de poder se fazer presente em toda essa região.”

O CBMPA e CEDEC reforçam que a partir dos recursos investidos à Corporação, a tropa estará pronta para honrar o compromisso de salvaguardar vidas nos quatro cantos deste estado.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA.