CBMPA e CEDEC promovem o Curso de Graduação a Sargento
Publicado: 25 de outubro de 2023 - Hora: 14:25

5. CBMPA e CEDEC promovem o Curso...
CBMPA e CEDEC promovem o Curso de Graduação a Sargento

Na manhã desta terça-feira, 24, ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) a primeira aula magna do Curso de Graduação a Sargento (CGS), ministrada pelo Subcomandante Geral Coronel QOBM Helton Charles de Araújo Moraes. O curso é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e busca viabilizar a troca de experiências profissionais a partir da oportunidade de atualizar conhecimentos e desenvolver novas competências em outra área de atuação.

Os 38 alunos serão introduzidos a conceitos fundamentais para a execução de funções administrativas, e aprenderão sobre a atuação de comandante de socorro. Além disso, o curso foca em desenvolver espírito de corpo e liderança no contato com a comunidade. O cronograma prevê 230 horas de aula e conta com atividades referentes à articulação com a Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública.

Previsto para ser concluído em 40 dias, o CGS está sob coordenação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização “Major BM Henrique Rubin” (CFAE). A Coronel QOBM Alessandra de Fátima, Diretora de Ensino e Instrução do CBMPA, falou sobre o CGS:

“O processo de formação volta a ser presencial, pois observamos a necessidade do retorno à instituição. As 10 disciplinas ofertadas são voltadas tanto para o gerenciamento operacional, quanto para o auxílio administrativo do CBMPA. o CGS irá habilitar esse alunos à uma promoção futura de 2° sargento, e isso será um divisor de águas na carreira desses profissionais”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil trabalham para qualificar e capacitar seus profissionais, buscando maior contribuição à sociedade paraense.