CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA ALUSIVA A CONCLUSÃO DA INC DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS 2023
Publicado: 27 de setembro de 2023 - Hora: 17:10

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA ALUSIVA...

Aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a formatura alusiva a conclusão da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) de Combate a Incêndios Florestais, uma iniciativa da Corporação em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública.

O evento reúne os profissionais responsáveis pela apresentação das novas técnicas sobre o combate a incêndios florestais na Amazônia, nos mais diversos cenários de diferentes naturezas e níveis de complexidade, bem como os 36 alunos que participaram das instruções e entenderam conceitos fundamentais sobre o funcionamento de equipamentos e técnicas que contribuem para o aprimoramento do desempenho no combate às queimadas florestais de grandes proporções que desafiam bombeiros do mundo inteiro.

O aluno “05”, 3° Sargento Pedro da Silva Martins, que foi o primeiro colocado no pódio do curso, expressou com satisfação:

“Foram dias de muito aprendizado. O curso foi essencial para nos qualificar de forma técnica, a fim de preservar a vida e garantir a segurança das nossas guarnições no combate aos incêndios florestais.”

Na oportunidade, o Coordenador do Nivelamento, TCel QOBM Diego Cunha destacou:

“Os alunos foram submetidos a uma capacitação que os instrui a combater incêndios florestais na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Então, dada a relevância do ambiente, o CBMPA se coloca a disposição da preservação através das nossas ações de combate.”

O Coordenador Adjunto da Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Marcelo Moraes Nogueira, falou sobre os reflexos positivos deste curso para a segurança da sociedade, bem como à conservação dos biomas brasileiros:

“A conclusão do estágio de nivelamento de combate a incêndio florestal é de suma importância à difusão do conhecimento, nessa nobre missão de proteger o meio ambiente, proteger a Amazônia. O Corpo de Bombeiros está de parabéns por formar 36 novos alunos com a capacitação para combater os incêndios florestais.”

O CBMPA e CEDEC visam pelo aprofundamento de técnica de prevenção e resposta nos mais diversos cenários operacionais, estabelecendo uma rotina de aperfeiçoamento de seus profissionais espalhados estrategicamente por todo o Pará, a fim de salvaguardar vidas, meio ambiente e patrimônios. A Corporação também agradece o apoio da Força Nacional de Segurança Pública, sem a qual não seria possível a realização do curso.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom CBMPA.