CÍRIO DOS BOMBEIROS 2023 HOMENAGEIA A RAINHA DA AMAZÔNIA
Publicado: 18 de setembro de 2023 - Hora: 11:45

5. CÍRIO DOS BOMBEIROS 2023 HOMENAGEIA A...
CÍRIO DOS BOMBEIROS 2023 HOMENAGEIA A RAINHA DA AMAZÔNIA

A 17ª edição do “Círio dos Bombeiros” aconteceu na manhã deste sábado (16). O traslado, como tradicionalmente ocorre, teve início em frente a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e seguiu rumo ao Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

O evento religioso acontece todos os anos desde 2006 com a disposição de homenagear a Rainha da Amazônia e pedir sua intercessão para a “Operação Círio” que acontece durante todo o mês de outubro na capital paraense, com o objetivo de atender cerca de dois milhões de fiéis que vêm para participar da maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo.

O itinerário terminou quando a imagem peregrina chegou ao QCG e foi Solenemente recepcionada pelo Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó e toda a tropa.

Posteriormente, foi realizado o rito de bênçãos da Padroeira e prestadas as devidas homenagens.

Na ocasião o Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, falou sobre a essencialidade do ser humano em crer.

“Para quem é católico e acredita assim como eu, e para quem já teve a presença viva de Deus em sua vida é muito gratificante nós podermos receber nossos bombeiros, colaboradores, familiares, nesse momento de congraçamento e de ratificação da fé. Para nós é um momento de alegria, receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, reforçando inclusive, esse momento que vivemos na corporação, de união. É um momento de reconstrução da nossa corporação e as bênçãos divinas com a intercessão de Nossa Senhora, são fundamentais para que cubra de força e proteção a jornada no comando do nosso Comandante-Geral, Coronel Benjó.”

Já o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendor Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, expressou a satisfação e a honra em receber a imagem peregrina e com ela, suas bênçãos e graças.

“Para mim, como Comandante-Geral, que rege essa valorosa tropa de soldados do fogo, receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré aqui, no Quartel do Comando Geral, é motivo de singular alegria, pois é possível renovar a nossa fé em Maria, pedindo suas bençãos, proteção e inspiração para conduzirmos, da melhor maneira, esta Corporação que tem uma missão de vida que é ‘Vidas Alheias, riquezas salvar’. Que Deus nos abençoe, abençoe nossa tropa, abençoe todo o povo desse estado.”

O CBMPA e CEDEC renovam os votos de apreço pela tradição de devoção desta festa para o povo católico paraense e reconhecem a importância cultural e histórica deste patrimônio estadual.

CBMPA, vidas alheias, riquezas salvar!

Texto e Fotos: Ascom do CBMPA.