DIRETORIA DE SAÚDE DO CBMPA E CEDEC MINISTRA PALESTRAS PARA EFETIVO DO 1º SUBGRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR – INFRAERO
Publicado: 16 de setembro de 2023 - Hora: 18:47

5. DIRETORIA DE SAÚDE DO CBMPA E...

Exercício físico, saúde mental, boa alimentação e hábitos saudáveis são pilares essenciais para uma vida plena. Esse é o foco do Programa de Qualidade de Vida e Bem-estar implementado pela Diretoria de Saúde (DS) há seis meses. A ação visa realizar palestras sobre saúde, recolher diagnósticos e implementar ações preventivas em todos os quartéis da região metropolitana de Belém.

Na última sexta-feira, 15, os profissionais da DS visitaram o 1º Subgrupamento Bombeiro Militar (1º SBM), onde ministraram palestras sobre educação financeira, atividades físicas, nutrição, saúde bucal e doenças mentais e emocionais.

A reunião no 1º SBM finalizou a primeira fase da ação, que visa recolher informações individuais dos militares, para que então, na 2ª fase, a partir dos dados coletados, sejam realizadas ações estratégicas baseadas nas necessidades reconhecidas. Segundo o Coronel Eduardo Celso da Silva Farias, Direto de Saúde do CBMPA, o programa busca prevenir patologias, visando reduzir a incidência de bombeiros afastados por questões de saúde.

“Buscamos identificar informações importantes para melhorar a qualidade de vida dos nossos bombeiros. Sabemos que transtornos como ansiedade e depressão, afetam muito esses profissionais. Por isso buscamos, através dessa ação, conscientizar sobre hábitos nocivos ao trabalho Bombeiro Militar, bem como tentar buscar qualidade de vida futura para bombeiros aposentados. Na 2º fase apresentaremos os resultados obtidos e, a partir disso, implementaremos ações para que cada comandante consiga, dentro de sua realidade, melhorar a qualidade de vida nos quartéis. De acordo com a necessidade de cada situação, pode haver uma intervenção mais crítica da DS”, afirma.

Visando o Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, a Tenente Coronel Daniele Moreira Gomes, psicóloga da DS, abordou o tema em sua palestra e alertou para os métodos de prevenção e tratamento. A Tenente Coronel enfatizou a necessidade de boa disposição mental em profissionais militares que, muitas vezes, são expostos a situações e cenários traumáticos. Por isso, é importante estar atento aos sinais e buscar ajuda profissional sempre que necessário.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil prezam pela qualidade de vida e o bem-estar dentro e fora da corporação e trabalham na conscientização sobre a importância da saúde plena do profissional bombeiro militar.

Texto: Ascom CBMPA.