ESTADO-MAIOR GERAL REALIZA ENTREGA DO MANUAL DO CBMPA
Publicado: 15 de setembro de 2023 - Hora: 13:46

5. ESTADO-MAIOR GERAL REALIZA ENTREGA DO MANUAL...
ESTADO-MAIOR GERAL REALIZA ENTREGA DO MANUAL DO CBMPA

Na última quarta-feira, 13, ocorreu no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA),
a entrega do Manual do Estado- Maior do CBMPA, que foi apresentado pelo Subcomandante Geral Coronel Helton Charles Araújo Morais ao excelentíssimo senhor Comandante-Geral Coronel Jayme de Aviz Benjó. O material visa o aperfeiçoamento do gerenciamento dos departamentos internos do Estado Maior Geral (EMG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

O Manual segue o Plano de Comando (2023-2026), e busca definir atividades prioritárias, fluxo de trabalho e aperfeiçoar dinâmicas organizacionais e métodos de gerenciamento, que fazem parte da iniciativa n° 23 do Plano Estratégico (2022-2031), que se refere a “Estabelecer o gerenciamento de processos e procedimentos das funções setoriais da corporação”. O Comandante-Geral do CBMPA, expressou sua satisfação com a entrega do trabalho:

“Esse é um momento de extrema relevância para a corporação, a entrega desse trabalho coletivo e colegiado do EMG, sob liderança do Subcomandante Geral. O manual da corporação define uma metodologia de trabalho e a organiza para atingir os objetivos estabalecidos no planejamento estratégico. Recebo com muita alegria esse material que irá contribuir para a modernização da gestão, do comando e da administração do CBMPA”.

O material apresenta a descrição funcional das seções do EMG, incluindo suas missões, visões, valores individuais e os processos e procedimentos de trabalho. Além disso, apresenta recomendações para manuais futuros, sugerindo que haja revisão contínua das funções gerenciais de acordo com o processo de atualização da legislação vigente, e novas iniciativas baseadas em ferramentas gerenciais atualizadas. O Subcomandante Geral, responsável por apresentar o Manual, falou sobre o trabalho realizado em conjunto com os oficiais do EMG:

“É com muita satisfação que os oficiais do EMG concluíram o Manual do Estado Maior Geral do CBMPA. Apresentamos ao Comandante-Geral, percorrendo todas as funções do EMG de modo didático e objetivo, com intuito de catalogar as atividades e entregas para que tudo fique registrado. Essa função do EMG, que concerne em auxiliar o comandante no pensar estratégico dos caminhos de solução para a gestão da instituição, consolida a importância desse trabalho”.

O Manual reúne conhecimentos teóricos e práticos que viabilizam o aprimoramento das habilidades de liderança e gestão. Além disso, o trabalho se apresenta como ferramenta essencial de administração, destinada a auxiliar a gestão e atuação das atividades cotidianas da corporação, a partir do avanço tecnológico, da ética e do compromisso para com toda a população paraense.

O Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham em desenvolver trabalhos de gestão que visam o avanço da administração e o aprimoramento contínuo das atividades exercidas pelos Heróis do Fogo.

Texto: Ascom CBMPA.