CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO DESFILE CÍVICO-MILITAR EM ALUSÃO AO SETE DE SETEMBRO
Publicado: 12 de setembro de 2023 - Hora: 09:53

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO DESFILE...

Em 1822, Dom Pedro I proclamou o famoso grito de “Independência ou Morte!”, rompendo os laços coloniais com Portugal e dando início a jornada do Brasil como nação independente. Desde então, o Sete de Setembro se tornou um símbolo de nossa identidade nacional, relembrando a coragem e determinação de nosso povo em busca da liberdade e autonomia.

A Independência do Brasil não foi apenas um ato político, mas também um marco de união entre diferentes culturas e origens que constituem a população de nossa nação. É uma oportunidade para celebrarmos a diversidade e a harmonia que tornam o Brasil um país único e especial.

Em celebração a esta data temos a realização do desfile para a população, onde organizações civis e instituições militares desfilam exibindo suas destrezas.

Em Belém, o desfile ocorre na Avenida Presidente Vargas, onde um grande número da população belenense se reúne para assisti-lo.

Neste ano de 2023, mais de 300 militares, que foram divididos em cinco companhias mais quatro pelotões do Programa Escola da Vida, representando as diferentes atividades realizadas pela corporação, seguidos pela a apresentação das diferentes viaturas que são usadas no dia a dia dos militares.

A Tenente-Coronel QOBM Ana Paula, comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM) do CBMPA, e comandante de tropa neste ano de 2023, expressou a sensação de estar a frente:

“Estou comandando a tropa pela primeira vez e é muito emocionante, porque esta data transmite uma emoção muito grande, ficar a frente para se certificar que a tropa passe brilhando na avenida é incomparável.”

Representando o CBMPA no palanque da cerimônia esteve a 2° Tenente QOBM Iara, que falou um pouco sobre a sua atuação no desfile:

“É uma grande honra estar representando e apresentando a corporação à população paraense, principalmente no Sete de Setembro, onde as forças presentes podem mostrar ao público quem são. É de grande orgulho estar apresentando os soldados do fogo. Fico honrada pela oportunidade, nesta experiência que é indescritível.”

O Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, subcomandante do CBMPA, mencionou a importância desta data:

“Hoje é mais do que uma data marcante, ela simboliza os novos tempos em que vivemos e em que o CBMPA vive, de intensa colaboração e cooperatividade com a nossa população. Iremos passar com nossa tropa representando a felicidade de ter escolhido essa profissão e de poder salvar vidas.”

Por sua vez, o Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, declarou com orgulho:

“Este momento é de grande relevância para o cidadão brasileiro pois marca uma data de enorme amor à pátria. Esta data para os militares é de extrema importância, nela podemos demonstrar todo o nosso amor à nossa nação. Hoje teremos nossa tropa desfilando, mostrando toda sua energia, mostrando a todos que irão acompanhar o desfile, toda a vivacidade e o espírito de sempre servir a sociedade.”

O CBMPA e CEDEC continuarão cumprindo com excelência o seu dever com a segurança e proteção da população, e esperam que este Sete de Setembro motive os cidadãos a abraçar o compromisso com os valores que fortalecem a nação, honrando o passado e olhando para o futuro com esperança e determinação, atuando juntos para construir um Brasil melhor para gerações futuras.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.