CBMPA E CEDEC RECEBEM VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA IGPM
Publicado: 23 de agosto de 2023 - Hora: 13:39

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA E CEDEC RECEBEM VISITA DE...
CBMPA E CEDEC RECEBEM VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA IGPM

Na manhã desta quarta-feira (23), o Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, recepcionou o Inspetor-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), o Excelentíssimo Senhor General de Brigada, Alexandre Ribeiro de Mendonça, juntamente com a comitiva de 06 militares do Exército Brasileiro.

A Visita de Orientação Técnica (VOT), por parte do Exército Brasileiro (EB), tem por objetivo verificar o desempenho do CBMPA mediante às orientações do EB. O momento inicial foi marcado pela recepção do General do EB pela comitiva de 18 oficiais da Corporação que acompanharam o Comandante-Geral.

Posteriormente, aconteceu a Palestra Institucional do CBMPA, um dos momentos mais esperados da visita, em que o Comandante-Geral pôde apresentar todos os resultados alcançados nos últimos quatro anos pela instituição.

Os resultados foram expressivos. Dentro de quatro anos a Corporação atendeu mais de 200 mil ocorrências por todo estado. Foram 23 mil incêndios, 4.500 salvamentos, 74 mil atendimentos pré-hospitalares e mais de 160 mil ações de Prevenção e Auxílio. Vale destacar que foram criadas seis leis, entre elas, a Lei n° 9.234 de 24 de março de 2021 (Código de Segurança Contra Incêndios e Emergências), Lei n° 9.881 de 31 de março de 2023 (Lei de Fixação do Efetivo) e na Defesa Civil, a Lei n° 9.207 de 13 de Janeiro de 2021 (Lei de Proteção e Defesa Civil), que institui ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil.

Na oportunidade, também foi evidenciada a criação do Código Estadual de Segurança contra Incêndios e Emergências, com o objetivo de adotar medidas de proteção e reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio regional, instituindo-se como um marco na história da Corporação, além da criação do Fundo Estadual de Bombeiro Militar (FEBOM), que possui a finalidade de permitir o investimento em equipamentos, obras e o que for necessário à Corporação.

Outro ponto importante foi a abordagem dos Cursos de Especialização, como o 1° Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que conta com um corpo docente especialista e de referência na área, com instrutores que são Binômios Bombeiros de vários estados da Federação.

É evidente que não poderia faltar a pauta sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada no Pará em 2025. O CBMPA está inserido e faz parte da Amazônia, por isso trabalha continuamente no combate às mudanças climáticas. As ações anuais organizadas pela corporação são de grande valia à floresta e à segurança da população paraense.

Por fim, foi a vez das orientações técnicas que ficaram a cargo do IGPM.

“A gente percebe de uma forma geral, que as Polícias e os Bombeiros têm um planejamento estratégico muito bem estruturado e isso é muito bom. Hoje em dia não tem como evoluirmos sem isso.”

O CBMPA e CEDEC agradecem com honrosos cumprimentos a visita da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM). Nossa Instituição centenária tem orgulho de há 140 anos trabalhar em prol das pessoas, do patrimônio e meio ambiente, atendendo com zelo as mais diversas ocorrências de diferentes naturezas por todo Pará.

 

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, vidas alheias e riquezas salvar.

Texto e Fotos: Ascom do CBMPA.

Skip to content