CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DA 16ª COMPETIÇÃO BOMBEIRO DE AÇO
Publicado: 22 de agosto de 2023 - Hora: 15:21

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DA 16ª...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DA 16ª COMPETIÇÃO BOMBEIRO DE AÇO

Na última quinta-feira (17), foi realizada a 16ª edição da Competição Bombeiro de Aço na Capital do Estado da Paraíba. O evento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) através do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e contou com a participação de equipes de outros nove estados, incluindo o Pará.

A edição deste ano comemorou o 25° aniversário do BBS da Paraíba e contou também com uma variação do concurso feita especialmente para crianças, a Competição Bombeiro de Aço Mirim. Ambas as realizações acontecem em pontos programados da cidade de João Pessoa e são abertas ao público.

A disputa, que ocorre anualmente no mês de agosto, consiste em eleger o Bombeiro Militar que está melhor preparado para atender as ocorrências diárias por meio de provas que avaliam a força, resistência, agilidade, entre outros.

Ao todo foram 94 competidores, sendo 73 do CBMPB e 21 dos outros estados participantes.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) foi representado pelo 3° Sargento QBM Gabriel Oliveira e pelo Soldado QBM Edson Barbosa, ambos do 1° Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), que percorreram as quatro fases que contam com provas como: subida de escadaria, lançamento de mangueira, arrasto de mangueira com jato e salvamento e arrasto de vítima, entre outros exercícios que simulam as atividades do Bombeiro Militar.

O Sargento Gabriel fala sobre a experiência em poder participar deste campeonato pela primeira vez:

“Foi a primeira vez que participamos, a experiência agregou muito no nosso conhecimento, passamos a conhecer técnicas utilizadas por outras corporações, tanto na área de salvamento, quanto na área de resgate. Para mim, a interação entre as forças de outros estados incentiva a treinar e aprender cada vez mais. Sabemos que não é fácil realizar as missões exigidas no Corpo de Bombeiros, precisamos ter muita força, ser ágeis e ter resistência. O Bombeiro de Aço nos desafia em todo tipo de situação.” e ressalta: “É muito importante que o Corpo de Bombeiros mande sempre representantes para as competições, para que o CBMPA marque presença. Nossa tropa é valorosa e guerreira, fomos muito elogiados na Paraíba.”

Já o Soldado Barbosa expressa:

“Participamos do Bombeiro de Aço, um evento padrão realizado no aniversário do BBS da Paraíba, uma oportunidade ímpar que o CBMPA nos proporcionou de representar nosso estado em uma prova de reconhecimento técnico e profissional, que simula a habilidade de um bombeiro no nosso cotidiano, nas nossas ocorrências. Tenho para mim que, quanto mais eu treinar, mais chance terei de voltar para casa após o meu serviço. Condicionamento é saúde, é vida!”

A seleção dos Militares que irão participar ocorre meses antes do evento, em seus respectivos quartéis, por meio de seletivas, onde os dois mais preparados são escolhidos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam os nossos Militares pelo desempenho nesta competição e agradecem ao CBMPB pelo cordial convite.