CBMPA E CEDEC INAUGURAM POSTO AVANÇADO DE COMANDO E ATENDIMENTO MÓVEL EM OUTEIRO
Publicado: 21 de julho de 2023 - Hora: 16:10

5. CBMPA E CEDEC INAUGURAM POSTO AVANÇADO...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) inauguraram, na manhã desta segunda-feira (21), o Posto Avançado de Comando e Atendimento Móvel na Praia Grande de Outeiro. A nova ferramenta servirá como Campo de decisão tática, operacional e integração de forma real e efetiva dos agentes pertencentes aos Órgãos do Sistema de Segurança Pública que oferecem um trabalho fundamental para salvaguardar vidas.

O Tenente QOBM Alencar, auxiliar do Comandante de praia no distrito de Icoaraci, mais especificamente na praia de Outeiro, fala sobre os benefícios da integração:

“Nós estamos com o Posto de Comando montado na Praia Grande, um posto que foi colocado aqui com o objetivo de organizar e integrar os Órgãos da Segurança Pública com o intuito de tentar facilitar as ordens emanadas, para que a gente possa ter uma maior contribuição na execução do serviço à sociedade.”

A estrutura oferece um espaço multifuncional de integração das equipes de segurança, a fim de fomentar melhores estratégias operacionais. O objetivo principal é unir as forças do Sistema Integrado de Segurança Pública como, Polícia Militar (PMPA), Polícia Civil (PCPA), Polícia Científica (PCEPA), Departamento de Trânsito (DETRAN/PA), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), bem como os Órgãos do Município como, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB) e a Guarda Municipal, para garantir um serviço cada vez mais ágil e reforçado.

O Comandante Regional Metropolitano, Coronel QOBM Portilho, que se fez presente no evento representando o Comandante Operacional do CBMPA, observa:

“É um momento de muita satisfação para nós, não apenas como servidor do Corpo de Bombeiros Militar, mas do Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará, poder disponibilizar à sociedade essa ferramenta que há cerca de 10 anos atrás era um sonho que parecia inalcançável. Hoje nós temos duas ferramentas dessas no estado, uma do CBMPA e uma da Secretaria de Segurança Pública (SEGUP) à disposição dos Órgãos do Sistema de Segurança Pública, à disposição da sociedade paraense, sempre no intuito de bem servir essa população que é a razão de existir dessas Instituições.”

Essa iniciativa se apresenta como solução alternativa para inibir possíveis riscos, através da utilização acessível da interface tática oferecida, formada por sinal de rede sem fio, computadores, impressoras e toda estrutura que atende às necessidades dos profissionais de segurança que através desses meios podem executar com eficiência as missões de monitoramento, prevenção, comando e controle.

O Comandante do 26° Grupamento Bombeiro Militar de Icoaraci, o Tenente Coronel QOBM Adolfo que está Comandando a Guarnição nas praias de Outeiro, ressalta a importância do lançamento dessa nova medida:

“O Posto de Comando Avançado pode ter três configurações. Das três configurações nós vamos utilizar duas aqui, que é, ‘ponto base’ para que as Instituições se reúnam para discutir as diversas necessidades das diversas prevenções e ‘base de apoio’ para que o servidor tenha uma condição melhor de prestar serviço à sociedade.”

Essas estratégias integradas de segurança pública proporcionam à população veranista da praia de Outeiro um espaço digno, qualificado e funcional com todo aparato logístico para que seja possível ofertar ao cidadão um serviço de qualidade. Portanto, todo empenho aplicado na Operação têm, como principal foco, a proteção e segurança das pessoas e de suas famílias que se deslocam de suas casas para levar na bagagem das férias apenas boas e doces lembranças. O trabalho da segurança pública é contribuir para que isso seja cada vez mais possível.

O Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, destaca:

“Estamos aqui na estrutura do nosso Posto de Comando Móvel do Corpo de Bombeiros, que hoje funciona como Centro Integrado de Comando dos Órgãos do Sistema de Segurança Pública. Esses Órgãos do Sistema Integrado ocupam esse espaço funcionalmente, de excelente qualidade, para que a interface tática do planejamento funcione de modo integrado, que desague no operacional com qualidade na prestação do serviço para a população da Ilha de Outeiro. Então é com muita satisfação, em nome do nosso Comandante-Geral, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, nós estamos aqui fazer o lançamento dessa ferramenta para qualificar as entregas e melhorar a sensação de segurança à população da Ilha.”

O CBMPA e CEDEC, agradecem pelo alinhamento entre as forças de segurança e pela parceria “ombro a ombro” entre seus agentes em prol do esforço diário para amparar e servir o maior patrimônio do Estado do Pará, que são os Paraenses.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA.