DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
Publicado: 17 de julho de 2023 - Hora: 16:39

5. DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

No dia 17 de julho, celebra-se o Dia Mundial de Proteção às Florestas e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) imbuídos do compromisso com a preservação ambiental reforçam a importância da preservação das florestas e das ações do Estado para contribuir com a diminuição do desmatamento.

A cada dia a Corporação renova seu comprometimento em salvar vidas e, evidentemente, isto inclui todas as mais diversas formas de existência, como a flora que todos os dias sofre ameaças de todas as formas, sobretudo da devastação humana.

O CBMPA e CEDEC desempenham um papel essencial na preservação das florestas paraenses, por isso, através da Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) e com o apoio de órgãos e instituições pertencentes a Segurança Pública e de Controle Ambiental do Pará, iniciaram no ano de 2019 a Operação Fênix, que tem como objetivo proteger e preservar a área florestal existente no estado, minimizando os riscos de queimadas com ações de prevenção, combate e fiscalização ao desmatamento na floresta Amazônica, que ocupa mais de 70% do território paraense.

Em sua 4ª edição, realizada no ano de 2022, a Operação combateu mais de 41 mil focos de incêndio por todo o estado. Concomitantemente o CBMPA capacitou 57 bombeiros militares na especialização para práticas de Educação Ambiental e Combate a Incêndios Florestais na Amazônia, através dos cursos CCIF e CCIFA.

A 5ª edição da Operação Fênix está prevista para iniciar no dia 16 de agosto de 2023.

É importante ressaltar que a preservação ambiental deve ser praticada todos os dias. A floresta abriga inúmeras espécies e produz recursos naturais essenciais para a sobrevivência humana. Garante também, grande parte da economia nacional. Portanto, a devastação da floresta representa ameaça a animais, biomas e comunidades indígenas. Além de esgotar matérias-primas fundamentais e apagar identidades. O processo de conscientização e a adoção de medidas de preservação e reflorestamento são urgentes e devem ser pautadas e colocadas em prática. Por isso, o CBMPA compreende a importância de conscientizar, salvar e proteger a floresta e quem nela vive.

O CBMPA e CEDEC valorizam as atitudes conscientes em prol do planeta e trabalham para reduzir os focos de incêndio, assim, preservando os recursos naturais indispensáveis para todos os seres vivos.

Texto: Ascom do CBMPA