DIA DO SOCORRISTA: VIDAS POR VIDAS
Publicado: 11 de julho de 2023 - Hora: 11:41

5. DIA DO SOCORRISTA: VIDAS POR VIDAS
DIA DO SOCORRISTA: VIDAS POR VIDAS

Segundo dados estatísticos do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), cerca de 70% do total de ocorrências atendidas em 2022 são de Atendimento Pré-hospitalar.

No dia dos socorristas a Corporação orienta como agir em casos de emergência que antecedem a chegada do socorro.

1. Tenha em mãos os telefones mais importantes do socorro, como: SAMU, Bombeiros e hospitais mais próximos.

2. Veja a localização, rua, número e pontos de referência próximo ao local da emergência. Isso ajuda a equipe de socorro a calcular a rota mais próxima e chegar mais rápido.

3. Verifique se a vítima está respirando. A melhor maneira é pelo movimento do tórax.

4. Jamais preste os primeiros socorros se a sua própria segurança não está assegurada.

5. Fique atento se a vítima está consciente, caso contrário, a vítima é considerada um paciente grave.

O 1° Sargento QBM José Carlos Monteiro de Almeida Junior relembra um episódio marcante de sua trajetória como Bombeiro.

“A ocorrência que mais me marcou na função de socorrista, foi quando uma mãe veio às portas da nossa Unidade com a sua criança de 4 anos, já desfalecida. Identificamos então que tratava-se de uma situação de engasgo, realizando imediatamente as manobras de desobstrução de vias aéreas e assim que nós conseguimos desobstruir as vias aéreas e a criança retornou, nós fizemos a condução da mesma até a rede hospitalar, na qual a equipe de pediatras assumiu a situação e, graças a Deus, deu tudo certo e resolveu-se tudo.”

O 2° Tenente RRCONV Oziel do Carmo Melo relata sobre a ocorrência em que prestou socorro durante a “Operação Verão 2023”.

“Por volta das 14h, fui surpreendido com um pai correndo até a base de Guarda-Vidas pedindo socorro, pois o filho dele estava engasgado com pipoca, já desfalecido no colo da mãe. Iniciei a manobra de Heimlich (procedimento adequado para desobstrução nesses casos). A mãe dele estava desesperada tentando puxá-lo dos meus braços, mas eu não deixei e pedi para ela se acalmar, continuei batendo nas costas da criança e ela começou a expelir o resto da pipoca que estava intalada na garganta e voltou a respirar.”

CBMPA e CEDEC parabenizam os heróis da emergência que atuam na linha de frente pela preservação do maior bem e patrimônio desta instituição, a vida.

Texto: ASCOM do CBMPA.