CBMPA E CEDEC REALIZAM OPERAÇÃO VERÃO 2023
Publicado: 7 de julho de 2023 - Hora: 18:03

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM OPERAÇÃO VERÃO...
CBMPA E CEDEC REALIZAM OPERAÇÃO VERÃO 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) iniciaram desde o dia 01 de julho a “Operação Verão 2023”, que tem por objetivo garantir a segurança da população durante a época de férias, em que o fluxo de viagens nas estradas e passeios nas praias e balneários aumentam significativamente.

Na operação estrada, o maior percentual de acidentes de trânsito, acontece entre motos. Com a chegada de visitantes e turistas, a Corporação destaca a importância de seguir as orientações e normas de segurança nas estradas.

1. É fundamental fazer a revisão do seu veículo adequadamente. Isso evitará problemas indesejados e contratempos em sua viagem.

2. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Nacional de Medicina 40% dos acidentes são causados por sonolência. Por isso, não dirija se estiver fadigado.

3. Em hipótese alguma viaje sem cinto de segurança. E lembre-se: crianças sempre na cadeirinha específica para sua faixa etária.

4. Não utilize celular ao volante. Isso evitará distrações.

5. Respeite as leis de trânsito.

6. Se beber, não dirija.

Com verão, a temperatura sobe de maneira considerável e a maior parte das pessoas decide se refrescar nas mais diversas praias e balneários do Estado. Segundo dados do CBMPA estimou-se mais de 200 mil banhistas no primeiro final de semana do verão paraense. O maior número de ocorrências são registradas em Salinópolis, devido ao grande deslocamento às praias do município. Portanto, todo cuidado é pouco para aproveitar com segurança:

1. Use coletes salva-vidas.

2. Jamais deixe suas crianças sem a supervisão de um adulto responsável e não esqueça de identificá-las com a pulseira de localização no posto de guarda-vidas mais próximo de você. Isso servirá como acessório auxiliar em casos de desaparecimento de vulneráveis.

3. Se beber, não entre no meio líquido

4. Depois de comer, aguarde pelo menos uma hora para entrar na água.

5. Se precisar utilizar embarcação, verifique se mesma está respeitando o limite de passageiros.

6. Evite competições aquáticas como travessia a nado, isso pode causar exaustão e levar a afogamento. E não esqueça: “água no umbigo, sinal de perigo!”

A Comandante Regional do 13° Grupamento Bombeiro Militar de Salinópolis, Coronel QOBM Marília Gabriela Contente Gomes destaca:

“O que nós temos estatisticamente comprovado em relação à recorrência de atendimento que o Corpo de Bombeiros faz neste período de verão é de acidentes com animais marinhos, esses episódios ocorrem de maneira considerável nos atendimentos dos socorristas, nos mais diversos postos de atuação. O segundo mais recorrente são os curativos, daí a importância de conscientizar os veranistas que estão frequentando as praias, de retirarem os seus lixos e condicionar em lugar apropriado para evitar acidentes. E por fim, criança encontrada, o Corpo de Bombeiros distribui as pulseiras de localização e aconselham que os pais e responsáveis utilizem em suas crianças.”

O efetivo da Corporação está dividido entre os mais diversos municípios cobertos pelo CBMPA. No primeiro final de semana de julho de 2023 foram contabilizadas mais de 200 ocorrências.

O CBMPA e CEDEC enfatizam a importância de seguir as medidas e orientações de segurança aconselhadas pelos profissionais pertencentes ao Sistema de Segurança Pública e trabalham incansavelmente para proteger e defender o maior patrimônio do ser humano: a vida!

Texto: Ascom do CBMPA.