CBMPA E CEDEC REALIZAM SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA NACIONAL DOS CORPOS DE BOMBEIROS DO BRASIL
Publicado: 29 de junho de 2023 - Hora: 17:15

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA E CEDEC REALIZAM SOLENIDADE ALUSIVA...
CBMPA E CEDEC REALIZAM SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA NACIONAL DOS CORPOS DE BOMBEIROS DO BRASIL

Aconteceu na noite desta quarta-feira (28), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (QCG/CBMPA) a Solenidade de Formatura em alusão ao centésimo sexagésimo sétimo Dia Nacional do Bombeiro Militar do Brasil.

As celebrações referem-se e homenageiam a criação do Corpo Provisório de Bombeiros Militar da Corte, inaugurado no dia 02 de julho de 1856, através do Decreto Imperial de n° 1.775 da mesma data. No ano de 1954, foi instituído oficialmente, por meio do Decreto-lei 35.309, o 02 de Julho como Dia Nacional do Bombeiro e a realização anual da semana de prevenção contra incêndios.

O evento foi marcado por homenagem aos veteranos em consideração a todos os Bombeiros Militares que serviram à sociedade brasileira, entrega de condecorações de honras e méritos. Na oportunidade a Excelentíssima Senhora Vice-Governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, junto ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, o Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendor Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó e o Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, procederam ao ato de outorga das seguintes comendas:

– Medalha Ordem do Mérito Dom Pedro II;
– Medalha do Mérito de Estratégia Bombeiro Militar;
– Medalha da Ordem do Mérito Operacional;
– Medalha de Serviços Relevantes Operacionais;
– Medalha de Serviços Relevantes de Intendência;
– Medalha de Serviços Relevantes de Valentia;
– Medalha de Serviços Extraordinários de Cultura “Cincinato Ferreira de Souza”.

Após o ato de outorga às personalidades Civis e Militares, o Comandante-Geral da Corporação, fez seu pronunciamento oficial:

“Hoje, nesta Solenidade Alusiva ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, estamos concedendo 582 medalhas às principais autoridades Civis e Militares que colaboram fortemente para o crescimento do Corpo de Bombeiros Militar, bem como dos nossos Oficiais e Praças que trabalham na atividade fim e meio, entregando serviços bombeiro militar de qualidade, com respeito a vida e ao patrimônio do cidadão. Parabéns a todos! É uma honra para nossa Corporação tê-los aqui presentes prestigiando nossa solenidade. Salve os Bombeiros Militares do Brasil! Salve os Bombeiros Militares do Pará! Gratidão sempre e o meu muito obrigado!”

A Vice-governadora do Pará, em sua fala, destacou a importância da existência dos Bombeiros e parabenizou a Corporação pelos excelentes serviços prestados à sociedade paraense.

“Fico muito feliz e honrada em fazer parte deste momento tão importante, ainda mais honrada em ser agraciada com a Medalha do Mérito de Estratégia Bombeiro Militar. Quero parabenizar todos os militares que estão na ativa, e todos aqueles que contribuíram nesta caminhada. Quando falamos em Corpo de Bombeiros Militar, geramos em nós sentimento de credibilidade, de segurança, compromisso e acima de tudo, gratidão por todos os senhores e senhoras. Nesta corporação identificamos nossos heróis, que não usam capas mas lutam todos os dias enfrentando barreiras, para garantir a proteção à vida através do seu trabalho. Reconhecemos que são 167 anos de uma bela história com muita dedicação e compromisso. Viva o Corpo de Bombeiros!”

O encerramento da Solenidade foi marcado pelo desfile da Tropa Representativa do CBMPA, em continência à Vice-Governadora do Estado. Além da demonstração de Salvamento Terrestre, responsável por representar a operacionalidade do CBMPA e a apresentação da Tropa Motomecanizada, com destaque para a mais nova aquisição da Corporação, o Posto de Comando Móvel, adaptada com todo o material necessário para apoiar comandantes, tropas e vítimas de grandes ocorrências e desastres.

Na sequência, o momento solene surpreendeu ao público presente com a homenagem feita pelo recurso tecnológico de última geração “laser show”, projetado na fachada do QCG, que estampou as animações que remetem às ações dos Bombeiros em homenagem ao Corpo de Bombeiros Brasileiro.

Reginaldo Marques, Chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), compartilhou como foi receber a Medalha de Mérito Dom Pedro II:

“Eu como uma pessoa civil, me sinto honrado em ser condecorado em um espaço de Comando Militar, principalmente dentro da instituição do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que é uma instituição que tem uma grande importância para a sociedade. Me sinto grato por esse reconhecimento, e que através da parceria do Corpo de Bombeiros com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, possamos perpetuar cada vez mais esses momentos.”

O Tenente-Coronel BM Arlenson Lemos Carvalho da Silva, como profissional da corporação, expressa a honra em receber a comenda.

“Gostaria de dividir a minha satisfação em ser condecorado com esta medalha hoje, dia em que comemoramos o dia Nacional do Bombeiro. Só tenho a agradecer. Fico muito lisonjeado e grato por uma noite tão bela junto com nossos amigos e familiares.”

Logo após, o Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior, expressou a satisfação de Celebrar esta data tão importante para a Instituição Militar de Lemos.

“Falar sobre o dia do bombeiro brasileiro remete primeiramente a essa palavra: bombeiro. Quando pensamos em bombeiro, o que vêm a nossa mente é um grupo de profissionais que estão prontos para ajudar. Quando todo mundo está correndo do perigo, eles estão indo ao encontro do perigo para poder saná-lo. Então o valor do bombeiro à sociedade é inestimável. Eu, como Subcomandante da Instituição, tenho muito orgulho de pertencer há 29 anos nesta casa e receber todo esse público, mais de 500 pessoas para celebrar os 167 anos de Corpo de Bombeiros no Brasil.”

O CBMPA e CEDEC agradecem a presença de todos que vieram prestigiar o evento e reforçam a importância de rememorar a história da Instituição, criada para proteger e salvar a população por todo o Brasil.

CBMPA, desde 1882, salvando vidas!

Texto: Ascom do CBMPA.

Skip to content