CBMPA E CEDEC REALIZAM AÇÃO PREVENTIVA EM EDIFÍCIOS HISTÓRICOS DE BELÉM
Publicado: 26 de junho de 2023 - Hora: 10:34

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM AÇÃO PREVENTIVA...
CBMPA E CEDEC REALIZAM AÇÃO PREVENTIVA EM EDIFÍCIOS HISTÓRICOS DE BELÉM

Na última quinta-feira, 22, ocorreu a primeira ação de campo da “Operação Boa Sacada”, iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, sob a coordenação do Estado Maior Geral (EMG) e Diretoria de Serviços Técnicos (DST) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). A ação conta com apoio técnico de outros órgãos como Polícia Científica, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB), Conselho Regional de Engenharia (CREA/PA), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). A operação foi idealizada por conta dos recentes acidentes envolvendo edifícios antigos. O objetivo é evitar que novas ocorrências dessa natureza aconteçam. Nas inspeções, são avaliados os possíveis riscos pontuais ou globais do edifício e orientações técnicas são repassadas aos responsáveis, como por exemplo, a importância da manutenção para que os edifícios se tornem seguros. Por conta do número de edifícios antigos com problemas estruturais em Belém, a ação não tem data de término,  cerca de 30 prédios passarão por vistoria.

O primeiro prédio a passar pela vistoria foi o edifício histórico Manuel Pinto da Silva. No local, foram identificados alguns problemas nas sacadas das unidades habitacionais, porém, o responsável pelo condomínio já havia providenciado a inspeção do problema. O Tenente Coronel QOBM Pablo, chefe do Centro de Atividades Técnicas (CAT), explicou o intuito preventivo da ação:

“Em Belém existem prédios de até 60 anos sem manutenção que apresentam riscos de acidentes. A vida útil das estruturas dos edifícios é favorecida pela manutenção, portanto, a “Operação Boa Sacada” tem o objetivo de inspecionar edificações de idade avançada que possuem problemas estruturais. Após as inspeções, o proprietário será responsabilizado pelas reformas necessárias apontadas. Contamos com o apoio de outros órgãos e entendemos que a união das corporações pode gerar melhores resultados, cada componente vai colaborar dentro de suas responsabilidades previstas por lei. A operação visa, sobretudo, a segurança da população”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enfatizam a importância da valorização e preservação dos edifícios históricos de Belém e trabalham para a prevenção e segurança da população.

Texto: Ascom CBMPA.