CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CBMPA EM COMEMORAÇÃO AOS 140 ANOS.
Publicado: 29 de novembro de 2022 - Hora: 13:26

5. CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CBMPA...
CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CBMPA EM COMEMORAÇÃO AOS 140 ANOS.

Nesta última segunda-feira, 21, aconteceu o grande Concerto da Banda Sinfônica da corporação, considerada – desde 2016 – Patrimônio cultural e imaterial do estado do Pará, conforme regulamentação da lei nº 8.442 de 01 de dezembro de 2016. “Essa é uma grande festa. Uma festa para todos nós! Que possamos curtir este momento; momento de cultura e interação de conhecermos um pouco dessa história e dos nossos músicos maravilhosos […] Parabéns ao Corpo de Bombeiros, parabéns a todos nós, parabéns a nossa banda, que a noite seja um sucesso.” disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC) – CEL Hayman Apolo Gomes de Souza em sua fala de abertura, dando início a programação musical.

O Concerto foi marcado por sucessos da cultura paraense, hinos, dobrados e canções nacionais e internacionais. Tivemos a participação especial da soldado Bianca Oliveira que surpreendeu a todos ao sair da plateia cantando lindamente ao som de “Ai menina” da cantora paraense Lia Sophia. A apresentação foi bastante aplaudida pelo público presente. Em seguida, quem abrilhantou a noite foi o célebre Mestre Pinduca que foi o responsável por arrancar danças, movimentos e muita animação da plateia com suas aclamadas canções. “Quando o Pinduca cantou a Marcha do vestibular eu me emocionei ao mesmo tempo que pulei de alegria, afinal essa música marcou a minha vida e a vida da minha família. Escutar essa música é reviver uma história de lutas e vitórias. Tenho certeza que não foi somente eu que senti isso, todos que estavam lá, são paraenses e sabem do que eu estou falando”, fala muito feliz uma das espectadoras Dalva Moreira de 65 anos de idade que não pôde conter a emoção.

Dando continuidade ao espetáculo, a seleção de músicas agora eram nacionais, representando assim a grande importância da cultura Brasileira, constituída de diferentes ritmos e abordagens. “Eu particularmente amo a nossa cultura brasileira. O Brasil é um país Belo e multifacetado que merece mais homenagens como essa, que ressaltam a riqueza não somente material como também histórica e imaterial e esse espetáculo proporcionado pelo CBMPA fez esse resgate maravilhoso. Parabéns!” Diz Helena Andrade, funcionária pública do Estado que estava prestigiando o concerto com sua família.

Depois de inúmeras sensações o palco foi lugar de fortes lembranças com a emocionante homenagem da Banda, feita aos militares que perderam suas vidas entre os anos de 2020 a 2022 vítimas de complicações da COVID-19 e outras causas. O telão mostrava as fotos de todos que com muita honra fizeram e fazem parte da história de existência dos 140 anos do CBMPA.

O evento terminou com a música “Sons do Pará” objetivando trazer à plateia o sentimento de pertencimento a nossa região Amazônia em comemoração aos 140 anos da corporação paraense.

Em nome do Comandante geral do CBMPA e Coordenador da CEDEC – Coronel Hayman Apolo, agradecemos a todos que se fizeram presentes no Concerto Solene da Banda Sinfônica em Celebração as 140 anos do CBMPA. Recomendações a todos!