CBMPA GARANTE A SEGURANÇA NOS BALNEÁRIOS E ESTRADAS DURANTE A OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI 2022
Publicado: 20 de junho de 2022 - Hora: 18:51

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA GARANTE A SEGURANÇA NOS BALNEÁRIOS...
CBMPA GARANTE A SEGURANÇA NOS BALNEÁRIOS E ESTRADAS DURANTE A OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI 2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, encerra nesta segunda-feira (20) a Operação Corpus Christi 2022. Foram cinco dias, com início na última quinta-feira (15), cerca de 200 bombeiros militares realizaram o serviço de prevenção e resposta às urgências e emergências em balneários e estradas das diversas localidades do Estado. Considerando a publicação do Decreto n° 2.044 de 03 de dezembro de 2021, que institui a Politica Estadual de Incentivo á Vacinação contra a COVID-19,gerou o aumento do número de pessoas vacinadas, fato este que eleva o deslocamento de pessoas no período do feriado prolongado.
Prevenção Estrada: No período da operação foi observado grande fluxo de veículos no sentido de saída da capital pela Rodovia BR 316. No trevo de Santa Maria duas guarnições realizaram a prevenção a acidentes, sendo uma de salvamento e outra de resgate. Equipadas com materiais de suporte básico imprescindíveis para manutenção da vida, em caso de acidente automobilístico, conforme informou o 2º Tenente BM Ramon Sousa, Comandante da prevenção na barreira da PRF, na quinta-feira (16): “Estamos com duas guarnições, uma de salvamento e outra de resgate, a pronto emprego para atuarem em ocorrências na rodovia BR 316, se necessário, uma vez que este trecho, compreendido entre os municípios de Castanhal e Santa Maria que é um dos trechos mais movimentados e que também registra maior número de acidentes”, afirmou o oficial.
Prevenção Balneária: Em Salinópolis, na Praia do Atalaia, a aproximação do Verão amazônico, o forte sol durante os dias de operação atraiu um público moderado, guarda-vidas faziam a prevenção nas praias, garantindo o reduzido número de ocorrências, como informou o Major BM Marcus Veloso, comandante da prevenção. “Atenção às crianças, sempre orientamos os pais que tenham maior cuidado e monitorem os movimentos das crianças, e caso precisem de auxílio procurem os guarda-vidas que estarão sempre pronto para dar esse apoio”. Ainda na região nordeste do estado, na praia de Marudá, o fluxo de pessoas foi considerado razoável nos dias do feriado prolongado, como afirmou o Tenente BM Matos, comandante da prevenção na praia de Marudá: “Estamos fazendo a cobertura dessa área litorânea, distribuindo os militares do 2º GBM/Castanhal nas praias de Marudá, Algodoal, Fortalezinha, Crispim e Lembe, conhecedores dos pontos críticos de cada uma, nosso serviço de prevenção transcorreu de forma tranquila sem registros de maior gravidade”.
No município de Colares o fluxo foi relevante de banhistas, com a presença de guarda vidas na praia, a comando do Major BM Fábio Cardoso, não sendo informado ou registrado nenhuma ocorrência de grande relevância. O mesmo foi registrado no Balneário de Santa Rosa coberta por militares do 17⁰ GBM/Vigia, como informou o Subtenente BM J. Alexandre. O feriado prolongado e o forte calor também atraiu os banhistas até o rio Peixe-boi, no município homônimo, onde segundo o Sargento BM Rezuenho, houve um fluxo grande de banhistas, porém as orientações preventivas repassadas surtiram efeitos positivos e não houve muitos registros. Em Mosqueiro foi detectado grande fluxo de banhistas, a prevenção está sendo realizada nas praias do Farol, Chapéu Virado e Marahu. Destaque também ao serviço noturno de fiscalização, realizado pela equipe de serviços Técnicos do 20⁰ GBM/Mosqueiro, como informou o Major BM Luiz Roan, Comandante da unidade.
Operação Corpus Christi com tranquilidade e sem ocorrências nas praias dos município de Abaetetuba, Balneário do Castelo e Caripi, sitiruba e Itupiranga no município de Barcarena.
O 6º Grupamento Bombeiro Militar em Barcarena realizou a prevenção, orientação em toda a extensão das 5 praias cobertas pelo Grupamento, o TCEL Bombeio Militar José Ricardo Torres, Comandante da Unidade esteve pessoalmente na base dos Guarda Vidas localizada na praia do Caripi e relatou o trabalho preventivo que foi realizado bem antes da operação, “Graças a Deus o movimento foi tranquilo, realizando a prevenção de forma tranquila e da melhor forma possível, sempre muito atento para evitar qualquer tipo de afogamento”, com o apoio de duas viaturas sendo uma resgate (UR) e uma Auto Rápido (AR) na parte terrestre, e um bote que todo o tempo realizava rondas ostensivas por toda a extensão das praias, o Oficial como forma preventiva orienta quanto ao conhecimento da praia por visitantes bem como o uso do Pier ou seja um trapiche, em que pessoas tentam pular do referido local podendo se acidentar visto a forte correnteza no local, e caso a pessoa venha a cair de forma errada e com isso podendo sofrer um grave acidente. As praias receberam um público razoável neste feriado prolongado, e até o final desta reportagem não houve atendimentos ou ocorrências nas praias citadas.
O tradicional banho da tarde na praia de Beja também foi de tranquilidade, visto que os guarda vidas que montam prevenção na orla de Beja não realizaram nenhum tipo de atendimento visto que poucos frequentaram o local. Mas os Guarda vidas do 15º Grupamento Bombeiro Militar, comandados pelo 2º TEN Bombeiro Militar Sanches Farias estavam atentos, realizando rondas constantes nos locais, para evitar possíveis ocorrências.
No Balneário do Castelo localizado a menos de um quilometro da praia de Beja, sendo bem frequentado pelos visitantes da referida Vila, também foi marcada pela tranquilidade visto que poucos banhista apareceram para se refrescar nas aguas geladas do referido balneário.
Praias de Outeiro
As tradicionais praias do Distrito da Ilha de Outeiro receberam um bom público, muitos foram aproveitar o domingo nas praias, os guarda vidas do 26º Grupamento Bombeiro Militar localizado em Icoaraci, realizavam rondas preventivas nas praias do Distrito e contaram com o apoio de 02 (duas) embarcações, 01 ( uma) Unidade de Resgate e 01 (um) ônibus para transporte dos guarda vidas que atentos na movimentação dos banhistas realizavam a parte preventiva e com orientações aos frequentadores que aproveitaram o belo dia de sol na ilha.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOMCBMPA

Texto: 3º Sargento BM Barreto.

Fotos: 2º Sargento Bm Carlos.

Skip to content