CBMPA PROMOVE SIMULADO DE COMBATE A INCÊNDIO NO CIABA
Publicado: 27 de abril de 2022 - Hora: 15:39

5. CBMPA PROMOVE SIMULADO DE COMBATE A...
CBMPA PROMOVE SIMULADO DE COMBATE A INCÊNDIO NO CIABA

Dando continuidade a programação alusiva ao 23⁰ aniversário do 21º GBM – Comércio, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, promoveu na manhã desta quarta-feira (27), um simulado de Combate a Incêndio, ocorrido no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA). A ação, dá continuidade às atividades promovidas de prevenção e cuidados ministrados ao público, fator de grande importância que demonstra o comprometimento do CBMPA na qualificação do efetivo para atender estas ocorrências de maneira segura e comprometida com a sociedade. Vale ressaltar, que este simulado finaliza de forma prática o que foi visto na teoria, para que o efetivo possa passar por uma situação similar em boas condições, com todo apoio logístico, como Viaturas para fazer a prevenção no local.
Segundo a Major BM Patrícia Fonseca, que esteve à frente no desenvolvimento do simulado, a prática leva à perfeição, por este motivo os militares são incentivados a estarem sempre aptos a atuarem nessas ações de tensão extrema: ” Com este simulado, se conclui um ciclo de um extenso calendário de instruções a combate a incêndios, onde foi utilizado todo aparato logístico, como viaturas, equipamentos e uniformes para esse tipo de instruções que são usados nas ocorrências reais, é bom ressaltar também todo o apoio do Comando Operacional (COP) para ter toda cautela tanto no simulado quanto em uma ação real’’, pontuou a Major.
Para o 3° Sargento Robson Oliveira ‘’Nesse momento utilizamos um espaço muito mais próximo da nossa realidade, onde poderemos utilizar todas as técnicas que aprendemos na parte teórica, desse modo, o cenário se distribui em um padrão por táticas de progressão, ventilação e a extinção do incêndio.’’
Esse simulado teve como objetivo técnico mostrar na prática, a disposição de um sistema para combate a incêndio em situações desafiadoras, que contou com itens do sistema preventivo fixo como melhor método de prevenir o sinistro, salientar a importância da manutenção de um bom condicionamento físico pelos combatentes, bem como, o desenvolvimento da capacidade de perseverança para alcançar o propósito da corporação ‘’Vidas alheia e riquezas a salvar’’ .

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA
Texto: VC Laylton Corpes