CBMPA RECEBE VISITA DA REITORIA DA UFRA E REGULAMENTA DECRETO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Publicado: 12 de abril de 2022 - Hora: 11:19

5. CBMPA RECEBE VISITA DA REITORIA DA...

Na tarde desta segunda-feira (11), recebemos a ilustre visita da Srª. Herdjania Veras, Reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, e sua equipe, que em conversa com o Comandante Geral Coronel BM Hayman Souza, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Corporação. O termo tem como base a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas no Pará (Lei n° 9.048, de 29/04/2020), cujo art 17 foi regulamentado através do Decreto Nº 2.284, divulgado no Diário Oficial desta terça (12), que passa a valer em todo território paraense.

De acordo com a regulamentação, será de competência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil as atividades de capacitação de agentes para atuação em desastres relacionados à mudanças climáticas, o incentivo à criação e estruturação de órgãos regionais da Defesa Civil, a inclusão das discussões sobre mudanças climáticas nas matrizes de cursos e treinamentos, assim como apresentação de propostas a identificação e monitoramento em áreas de risco, dentre outras iniciativas. As medidas têm como premissa a redução de impactos ambientais no ecossistema amazônico, ensejando questões como o desmatamento e demais ações humanas envolvendo o meio ambiente.

O objetivo do ACT também é interligar a União e o Estado através de uma parceria de informações, parceria esta que já vinha sendo planejada a um bom tempo, como informou a professora Tabilla Leite, componente da equipe da reitora: ”Hoje, fechamos uma parceria que vínhamos construindo desde 2020, e é uma troca de conhecimento principalmente pelas ações de Defesa Civil do Estado. A ideia é auxiliar no mapeamento das áreas de risco, em cursos e capacitações, importante para os nossos alunos e também para a sociedade.”
O acordo assinado hoje irá reforçar os trabalhos que já vêm sendo realizados entre as instituições, onde possamos inserir alunos e disponibilizar a nossa estrutura, como a parte de georreferenciamento, engenharia florestal e todas as demais áreas que possam se complementar entre as duas instituições” concluiu a Doutora Herdjania Veras, Reitora da UFRA.

“O objetivo desta cooperação é propiciar que nós, do CBMPA, possamos utilizar as estruturas da Universidade, assim como também a mesma utilizará da Corporação para demandar seus alunos a fomentar e ajudar os processos de Defesa Civil. Isso trará melhor qualidade e atendimento para a população, e concluindo esse acordo, virá ainda mais fortalecimento junto à sociedade acadêmica e levando o próprio conhecimento técnico desta instituição”, relatou o Coronel BM Hayman Souza, Comandante Geral da Corporação.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA

Texto/Fotos: VC BM Laylton Corpes/Leonardo Carvalho.