MILITARES DO ESTADO DO PARÁ TEM NOVO MODELO DE IDENTIDADE FUNCIONAL
Publicado: 7 de abril de 2022 - Hora: 19:23

5. MILITARES DO ESTADO DO PARÁ TEM...
MILITARES DO ESTADO DO PARÁ TEM NOVO MODELO DE IDENTIDADE FUNCIONAL

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil contam, a partir de agora, com um novo formato de identidade funcional militar. O Decreto n° 2.280 foi publicado no último Diário Oficial desta quarta-feira (06) e estabelece os modelos, características e critérios para expedição do documento. Além do CBMPA, a norma também deverá ser seguida pela Polícia Militar estadual, e tem como fim integrar e unificar a identificação dos militares em todo o território paraense.

A nova identidade deverá ser implementada no prazo máximo de dois anos, com elementos pré-impressos e dados a serem gravados a laser . Outra novidade é a inserção do chip no cartão, para certificação digital e outras aplicações. Por meio do dispositivo, será possível a autenticação e identificação do portador (se é verdadeiro).

Tais funcionalidades permitirão segurança e proteção das informações transmitidas nas Corporações. A identidade funcional militar também significa modernidade e transformações digitais para que as instituições militares do estado se tornem ainda mais modernizadas e seguir o que há de mais atual na tecnologia potencializando suas atividades. A identidade funcional militar valerá também em todo o território nacional, e sua emissão se dará de forma gratuita.

Segundo o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza, “a nova identidade, não só do Corpo de Bombeiros, mas também da Polícia Militar, foi um projeto apresentado por nossa Corporação. Vínhamos nesta tratativa de unificar as identidades militares do Estado aos moldes das Forças Armadas, para que nós pudéssemos cada vez mais nos fortalecer. Além da possibilidade de se inserir os dados em chip, também há critérios de segurança que impedirão sua falsificação, e com isso os militares estaduais estarão muito mais unificados em sua essência”.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto: VC BM Laylton Corpes