CBMPA PARTICIPA DE REUNIÃO DA OPERAÇÃO GUARDIÕES DO BIOMA, EM BRASÍLIA
Publicado: 24 de março de 2022 - Hora: 18:04

5. CBMPA PARTICIPA DE REUNIÃO DA OPERAÇÃO...
CBMPA PARTICIPA DE REUNIÃO DA OPERAÇÃO GUARDIÕES DO BIOMA, EM BRASÍLIA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil esteve presente no Debriefing da Operação Guardiões do Bioma 2021, ocorrido nos últimos dias 22 e 24 de março em Brasília, Distrito Federal. O evento contou com representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar das regiões norte, nordeste e centro oeste. Pelo CBMPA, apresentado pelo Major Marcos Leão, foram apresentados os excelentes resultados alcançados pela Operação Fênix na redução de focos de calor no Estado do Pará.

Através do comparativo 2020/2021, foi constatado em agosto do ano passado a redução de 28% nos focos, em setembro 65% e por fim, em outubro 47%, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também foram apresentados outros resultados e pontos fortes, assim como sugestões de melhorias para 2022.

Pela Operação, foi sinalizado um kit contendo 80 bombas costais flexíveis, 20 sopradores, viaturas, drones, dentre outros materiais de combate à incêndios florestais no valor total de R$ 1.682.580,00, destinados ao Pará.

A Operação Guardiões do Bioma é coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e tem como foco mobilizar profissionais especializados para apoiar regiões em situações críticas, entre elas as devastadas pelos incêndios florestais no Pará. A operação conta com a atuação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama e ICMbio.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto: VC BM Laylton Corpes