MILITARES DO CBMPA SÃO AGRACIADOS COM A COMENDA PAULO FROTA NA ALEPA
Publicado: 3 de março de 2022 - Hora: 20:27

5. MILITARES DO CBMPA SÃO AGRACIADOS COM...
MILITARES DO CBMPA SÃO AGRACIADOS COM A COMENDA PAULO FROTA NA ALEPA

Na manhã desta quinta-feira (03), Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foram condecorados com a outorga da “Comenda de Direitos Humanos Paulo Frota”, pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

A  outorga da Comenda ao Soldado Marlon Ribeiro Cardoso e Soldado Fabio Moraes dos Santos, é de autoria do deputado estadual, Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA. Para a Comissão, os BM’s são merecedores da “Medalha Paulo Frota” por seu trabalho desenvolvido por ocasião de ato de coragem aliado a técnica dos treinamentos do Corpo de Bombeiros do Pará.
O Coronel Hayman Souza, que esteve presente na solenidade mencionou “É uma satisfação na posição de Comandante Geral da Corporação, participar desse momento histórico, onde Bombeiros Militares são condecorados por tal ato de coragem. Os soldados naquele dia do naufrágio, promoveram um ato de valentia que enaltece nossa corporação, pois este é um dever constitucional da Instituição”.
Para os soldados é um sentimento de dever cumprido e gratidão, em prol da Sociedade Paraense, além do aprendizado para a vida toda.

Relembre a ocorrência – Os dois bombeiros participaram da ação de salvamento após um naufrágio que ocorreu no dia 22 de Janeiro de 2022, em Belém. Os soldados BM Marlon Cardoso e Fábio Moraes estavam em uma embarcação, retornando para o município de Abaetetuba, onde vivem, quando ouviram um pedido de socorro vindo da parte externa. Era uma mulher que se segurava em uma boia de sinalização, no rio.

Os bombeiros iniciaram os protocolos para o resgate da vítima que, com dificuldade, tentava não submergir dentro do rio em frente ao porto do Arapari. A dupla repassou a situação ao Centro Integrado de Operações, que acionou o 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMAF) e a Capitania dos Portos para prestar apoio.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto: VC BM Leonardo Carvalho.

Fotos: 2⁰ Sargento BM Silva.