NOVO COMPLEXO DE ENSINO DO CBMPA
Publicado: 10 de fevereiro de 2022 - Hora: 21:46

5. NOVO COMPLEXO DE ENSINO DO CBMPA
NOVO COMPLEXO DE ENSINO DO CBMPA

Com o advento da Lei estadual nº 9.323, de 07 de outubro de 2021, que institui o Sistema de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o comando do CBMPA envidou esforços para transformar a estrutura existente na Cidade Nova VI – no espaço onde funcionam o 3º GBM, o CFAE e o CSMV/MOp – no “Grande Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros”. A Academia de Bombeiros Militar (ABM) implementará o Sistema de Ensino do CBMPA em conformidade com as diretrizes e normas estabelecidas no Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP).

A transformação do complexo é um resgate histórico no âmbito do ensino da corporação, visto que retorna a sede da ABM de Marituba (do IESP) para Ananindeua, local onde foi fundada em 1992 a Escola de Formação de Oficiais (EFO). “É um avanço na qualificação e valorização dos recursos humanos, pois que integram o Sistema de Ensino do CBMPA cursos de formação, graduação e pós-graduação, estágios, instruções, eventos científicos e outras atividades de interesse da Corporação”, disse o Comandante-Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza.

Para a obra, foram capitaneados recursos que serão investidos na estrutura, com ampliações, reformas e adaptações. Uma das inovações é o Centro de Treinamento Bombeiro Militar, que conterá cinco laboratórios científicos, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, campo de futebol, piscina, tanque de mergulho, poço artificial, pista de Pentatlo Militar, duas torres para montagem de circuitos de salvamento em altura, pista para treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas, circuitos de containers e sistemas de gases para treinamentos de combate a incêndio, academia e sala de artes marciais. Também serão construídas treze salas de aula, uma biblioteca, um auditório, um ambulatório médico e almoxarifado.

A nova ABM é a realização de um antigo anseio da Corporação, assumindo destaque nas metas do Comandante Geral e figura como prioridade na gestão estadual, pois agregará em um só lugar a capacitação e qualificação por completo de Oficiais e Praças, fortalecendo assim ainda mais o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e seus pilares de hierarquia e disciplina, com o objetivo de melhorar o atendimento à sociedade.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA.

Texto: MAJ QOBM Leonardo.