CBMPA E GOVERNADOR HELDER BARBALHO ASSINAM ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA, AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE GRUPAMENTOS
Publicado: 26 de janeiro de 2022 - Hora: 19:05

5. CBMPA E GOVERNADOR HELDER BARBALHO ASSINAM...

Na tarde desta quarta-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou a cerimônia de assinatura das ordens de serviço para reforma e construção de três unidades bombeiro militar e entrega de novas viaturas. O evento foi presidido pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, estiveram presentes a deputada federal Elcione Barbalho, deputado federal Jr. Ferrari, deputado estadual Miro Sanova, deputado estadual Orlando Lobato, deputado estadual Fábio Freitas, o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o Comandante Geral do CBMPA, Coronel BM Hayman Souza, além de oficiais e praças da Corporação. O ato em valorização ao CBMPA inclui a reconstrução das instalações do 1⁰ Grupamento Bombeiro Militar, no bairro da Cremação, em Belém; do antigo quartel do Comando-Geral, e da construção do novo 3⁰ Grupamento Bombeiro Militar, assim como a entrega de duas unidades de resgate para atendimento pré-hospitalar a população. São mais de R$ 5 milhões em investimentos, que garantem reforço estrutural para os prédios, dando mais suporte de trabalho a nossos militares.

O Comandante Geral do CBMPA, em suas palavras, agradeceu pela gestão do governador Helder e também a atuação do secretário Ualame Machado. Ele frisou que, em três anos, já foram quinze obras realizadas para a Corporação, sendo este um fato histórico para o Corpo de Bombeiros. Em relação às três obras iniciadas, o Coronel Hayman Souza destaca a importância de cada uma delas. “Hoje, nós assinamos três ordens de serviço. A reforma e ampliação desta unidade [em relação ao 1º GBM], que foi a segunda da Corporação. O primeiro Comando Geral, que é mais antigo e que no futuro, se transformará em memorial e museu do Corpo de Bombeiros, e estamos dando início a essa ação de resguardo e permanência de nossa história. Há também uma nova obra, que é o 3º GBM, em Ananindeua. Era um anseio nosso porque a BR 316 é uma estrada desprovida de atendimento, e nós sempre almejamos construir uma unidade neste local. Para nós, é de grande satisfação e emoção estar realizando estes feitos e vontades.”

Para o governador Helder Barbalho, as ações representam um fortalecimento e ampliação da atuação do CBMPA, que com as obras, poderá atuar de forma muito mais integrada e presente para a população paraense. Isso significa mais atuação e, em relação ao antigo Comando Geral, a preservação da história e acervo do Corpo de Bombeiros.

Os investimentos – o 1º Grupamento Bombeiro Militar, situado no bairro da Cremação, foi a primeira unidade operacional da Corporação e tem a reforma geral do prédio orçada em R$ 1.520.104,24 (um milhão, quinhentos e vinte mil, cento e quatro reais e vinte e quatro centavos). O prazo de execução é de 180 dias consecutivos, sendo 26 de janeiro de 2022 até 26 de julho de 2022. A área é de 6.433,87m², abrangendo reforço da estrutura da garagem e torre da caixa d’água.

A segunda reforma é referente aos serviços técnicos especializados de arquitetura, engenharia e reforma do antigo quartel do Comando Geral, localizado na Rua João Diogo, nº 236, bairro da Campina, também em Belém. Esta reforma é uma contratação integrada, no valor de R$ 2.331.702,01 (dois milhões, trezentos e trinta e um mil, setecentos e dois reais e um centavo) e o prazo de execução é de 455 dias consecutivos, sendo uma restauração de área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

E por último, será realizada também a construção do quartel do 3º GBM, na rodovia BR 316 em Ananindeua, sendo esta uma contratação integrada, no valor de R$ 1.703.511, 26 (um milhão, setecentos e três mil, quinhentos e onze mil reais e vinte e seis centavos). O prazo de execução é de 180 dias consecutivos, com uma área de 774m² e com vigência da ordem com data para começar em 26 de janeiro de 2022 até 26 de julho de 2022.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA.

Texto: 3º Sargento BM Barreto/VC BM Laylton Corpes.

Fotografias: 2º SGT BM Carlos Cesar/VC Larissa Durans