CBMPA FORMA MAIS 22 ABORDADORES TÉCNICOS A TENTATIVAS DE SUICÍDIOS
Publicado: 6 de setembro de 2021 - Hora: 13:43

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA FORMA MAIS 22 ABORDADORES TÉCNICOS...
CBMPA FORMA MAIS 22 ABORDADORES TÉCNICOS A TENTATIVAS DE SUICÍDIOS

Na tarde da última sexta-feira (3), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu a solenidade de formatura da 2ª edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios (CATTS).
O evento ocorreu no quartel do 1⁰ Grupamento de Busca e Salvamento (1⁰ GBS), em Belém, onde também funcionou o curso, durante o período de 30/08 a 03/09. Dos 22 formandos, 17 discentes pertencem ao efetivo do CBMPA, 03 (três) ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e 02 (dois) à Polícia Militar do Pará (PMPA).
O CATTS possui uma carga horária de 45 horas/aula de instruções teóricas e práticas, ministradas por psicólogos e especialistas da área, expondo os discentes a vivências simuladas de abordagens técnicas e táticas em altura, com emprego de Auto Plataforma Mecânica e Aeronave Remotamente Pilotada (RPA/Drone), uso combinado de escudos com linhas de água pressurizada – para atuar em situações das mais complexas – e também com uso de uma abordagem humanizada, primando pela dissuasão da tentativa.
“Hoje somos 46 Abordadores no Pará, sendo apenas um especializado no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e os demais 45 no Pará. Foram 23 na 1ª edição do curso, realizada 2020, e 22 nesta edição que se encerra hoje. É uma grande revolução doutrinária onde estamos transitando de uma abordagem que primava por distrair a pessoa que estava tentando o suicídio e retirá-la do local de risco nos utilizando do fator “surpresa”, para uma abordagem humanizada, mostrando outras possibilidades ao tentante e contribuindo para a desistência do mesmo! Um processo longo que já se iniciou e vem gerando grandes resultados nas abordagens e aumentando a segurança e assertividade dos abordadores e especialmente para a vítima!”, disse o Major QOBM Cezar Alberto Tavares da Silva, Coordenador do CATTS.
O formando 3° Sargento BM José Erinaldo de Brito, pertencente ao efetivo do 1º Grupamento de Proteção Ambiental (1º GPA/Paragominas) e que logrou a primeira colocação nesta 2ª edição do CATTS fala do aprendizado ao longo do curso: “passei a ter uma nova leitura da minha postura enquanto bombeiro profissional pois o conhecimento que obtive com o curso me fez evoluir como ser humano, militar e chefe de família. Sempre podemos ser melhores, basta que esta vontade parta do próprio indivíduo, que ele se proponha a querer a mudança; quando entendermos que podemos fazer a diferença ela realmente acontecerá”.

ASCOM CBMPA

Skip to content