CBMPA FINALIZA CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO URBANO NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS
Publicado: 4 de setembro de 2021 - Hora: 09:22

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA FINALIZA CURSO DE COMBATE A...
CBMPA FINALIZA CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO URBANO NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS

Na manhã desta sexta-feira (03) o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou o cerimonial de conclusão do “Curso de Combate a Incêndio Urbano 2021 – CCIU 2021” realizado, pela primeira vez, no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins. O evento ocorreu no quartel do 15º Grupamento Bombeiro Militar (15⁰ GBM) e contou com as presenças dos Tenentes-Coronéis QOBM José Carlos da Silva Farias, Subcomandante Operacional do CBMPA; Luis Cláudio da Silva Farias, Comandante do 15⁰ GBM; Eduardo Celso da Silva Farias, Diretor de Ensino e Instrução da Corporação e que, na ocasião, representou o Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, o Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, entre outras personalidades e familiares dos formandos.
A primeira Turma do CCIU – Pólo Baixo Tocantins formou 23 Bombeiros Militares especialistas em combate a incêndios urbanos, oriundos dos quartéis dos 6⁰, 14⁰, 22⁰ e 29⁰ GBM’s, sediados nos municípios de Barcarena, Tailândia, Cametá e Mojú respectivamente, além do quartel anfitrião, o 15⁰ GBM.
O curso teve uma carga horária de 180 horas/aulas de intensas atividades operacionais, as quais capacitaram os discentes para atuarem com competência em todos os cenários característicos de incêndios urbanos, sejam veículos, sejam edificações térreas ou com mais de um pavimento.
Durante a cerimônia houve diversos momentos emocionantes, como a entrega dos brevês do curso, feita pelos padrinhos e madrinhas dos concluintes, além das premiações aos primeiros colocados do curso: Soldado BM Madson Carneiro Ferreira – 1⁰ lugar; Soldado BM Mateus Farias de Oliveira – 2⁰ lugar e; Cabo BM Weslley Cristian Silva da Silva- 3⁰ lugar.
Para o Cabo BM Diego da Silva, do 29º GBM/Moju, o curso foi um desafio e também um incentivo: “com certeza irei levar o conhecimento que nos foi apresentado no curso para nosso município e disseminá-lo com meus companheiros de unidade”.
Segundo o coordenador do curso, o Sub-Tenente BM César Augusto, a motivação de servir à sociedade é um dos grandes motivos do CCIU: “o que fizemos aqui no Baixo Tocantins foi algo inovador e o maior legado de um instrutor é formar profissionais qualificados para atender à população; essa é a essência do CBMPA”.
Ao longo desses dias de curso, a Corporação concedeu todo o aparato necessário para o desenvolvimento das 14 disciplinas teóricas e práticas que compõem a grade curricular do curso, as quais foram lecionadas por 32 instrutores e monitores, tudo para oferecer a transmissão da maior gama possível de conhecimentos aos novos especialistas em incêndios urbanos e, assim, permitir que atuem com excelência na missão de combater as chamas e salvar vidas.
“A realização deste curso de capacitação é um grande ganho para o CBMPA. Esta é a primeira vez em 31 anos do 15º GBM que se realiza uma especialização de extrema importância para nossa região. Com isso iremos tentar tornar uma rotina os cursos com objetivo de capacitar nosso efetivo e, com isso, oferecer um melhor atendimento com mais rapidez e profissionalismo em qualquer momento que a população necessitar”, disse o Comandante do 15ºGBM, Tenente-Coronel QOBM Luís Cláudio.

Histórico do CCIU

O CBMPA sempre investe em equipamentos, tecnologias e capacitação de sua tropa. Assim, em 2011, nasceu o Curso de Combate a incêndios Urbanos, sob responsabilidade dos então Major QOBM Neto, Capitão QOBM Hélio (in memorian) e 1° Tenente QOBM Scienza, como uma ferramenta de melhoria na atuação dos profissionais, diante dos inúmeros cenários de riscos de incêndios apresentados nas cidades. O CCIU tem sua matriz curricular construída com base na participação de bombeiros paraenses em cursos de incêndios em várias cidades do país e do exterior, o que deu ênfase para a percepção da instituição diante das necessidades, à construção de um modelo de atuação altamente técnico, estratégico e que evidenciasse a segurança das equipes nos cenários de incêndios. Hoje o Curso de Combate a Incêndios Urbanos do CBMPA encerra sua 9ª edição, sendo que até o momento mais de 200 militares em todas as regiões do estado foram capacitados, tornando-se uma das melhores ferramentas que a Corporação utiliza como investimento nos campos operacional, do ensino e na cultura da prevenção.

Homenagem Especial 

Após quase 30 anos de serviços prestados ao CBMPA, construindo uma trajetória com responsabilidade, dedicação e amor à missão de “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, além de um grande legado de instruídos, chegou a hora do Sub-Tenente BM César Augusto Lopes Ribeiro, Coordenador do CCIU/2021 se despedir da ativa, recebendo homenagens dos militares instrutores do curso e que outrora foram instruídos pelo próprio Sub-Tenente e hoje agradecem ao trabalho incansável de qualificação dos nossos militares. Emocionado o Sub-Tenente C. Augusto agradeceu o reconhecimento e as homenagens prestadas neste “até logo”: “este é o fim de um ciclo e o início de uma nova jornada. Estou indo para a reserva com a certeza do dever cumprido e ter me entregado ao Corpo de Bombeiros como paixão”.

ASCOM CBMPA

Skip to content