CBMPA INVESTE EM MELHORIAS E EQUIPAMENTOS PARA A TROPA
Publicado: 31 de agosto de 2021 - Hora: 13:52

5. CBMPA INVESTE EM MELHORIAS E EQUIPAMENTOS...
CBMPA INVESTE EM MELHORIAS E EQUIPAMENTOS PARA A TROPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), tem envidado esforços para a contratação e o desenvolvimento de licitações de serviços e equipamentos que irão trazer melhorias e elevação da qualidade dos serviços oferecidos pela Corporação à sociedade paraense.
No final da tarde da última quarta-feira (25), o CBMPA recebeu, de forma oficial, das mãos do Governador do estado, no Quartel do Comando Geral da Corporação 10 (dez) viaturas tipo pick-up, que serão empregadas nas atividades diárias – administrativas e operacionais – da Instituição. Essas 10 (dez) viaturas são resultado de um contrato de locação e fazem parte de um conjunto de 50 viaturas que passam a integrar a frota do CBMPA, das quais 40 (quarenta) foram entregues no início do ano em uma cerimônia que também contou com a presença do Governador Helder Barbalho; o investimento é de aproximadamente 5,5 milhões de reais.
Para a Tenente-Coronel QOBM Marília Gabriela Contente Gomes, Diretora de Apoio Logístico do CBMPA, “a locação dos veículos facilita a realização dos trabalhos da Corporação, reduz custos financeiros com manutenção mecânica, diminui os impactos ambientais por ser tratarem de veículos novos e produz impactos positivos na qualidade e agilidade da prestação de serviços, maximizando a escala de atendimento”.
Os veículos devem ser empregados nas atividades de Defesa Civil, de Vistorias Técnicas e para apoio de realizações que contem com a participação do CBMPA.
Além disso, neste mês, também foram recebidos equipamentos de proteção individual para as ações de combate a incêndio, bem como teve início a execução do contrato celebrado com empresa terceirizada para limpeza e manutenção de áreas internas do QCG, o que traduz, na prática, que os militares e colaboradores civis antes empregados nessas tarefas serão agora utilizados de forma mais eficiente nas atividades-meio da Instituição.
Nos últimos meses a Corporação também deu início a obras de reforma e ampliação que têm sido implementadas em diversos quartéis do estado, contratações para aquisição de equipamentos de proteção – fundamentais à segurança das atividades desempenhadas pelos militares no dia a dia da Corporação – e serviços diversos. Somente entre 2020 e 2021 foram entregues 1.200 uniformes de combate a incêndio, o que significa um investimento de mais de 3,5 milhões de reais.
Esses investimentos representam um dos pilares da atual gestão e o esforço realizado pelo Comando da Corporação, na pessoa do Comandante Geral e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, em promover avanços e aprimorar o sistema logístico, inclusive proporcionando benefícios, qualidade de vida e mais segurança no ambiente de trabalho para o efetivo.
Essas e outras inovações na gestão do CBMPA são fundamentais para que o órgão seja eficaz nas suas missões com um efetivo motivado ao trabalho.