GOVERNO DO ESTADO ENTREGA VIATURAS, EPI’S E VISITA OBRAS DE REFORMA DO QUARTEL DO COMANDO GERAL DO CBMPA
Publicado: 26 de agosto de 2021 - Hora: 13:57

5. GOVERNO DO ESTADO ENTREGA VIATURAS, EPI’S...

Em uma rápida porém marcante solenidade – considerando que a mesma se deu na data em que se comemora o Dia do Soldado – ocorrida no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no final da tarde da última quarta-feira (25), o Governador do Estado, Helder Barbalho, realizou a entrega de investimentos para a Corporação sob a forma de viaturas e equipamentos de proteção individual para as ações de combate a incêndios urbanos. A ocasião também serviu para o Comandante-em-Chefe do CBMPA visitar as obras de reforma que estão em andamento na referida Unidade BM, cujo investimento, da ordem de R$ 1.020.060,79, incluem a instalação de um elevador, que promoverá a acessibilidade e a inclusão social.
Já as dez viaturas entregues à Corporação fazem parte de um contrato de locação de cinquenta veículos tipo pick-up que representam um investimento anual aproximado de 2,5 milhões de reais para reforçar as ações de Defesa Civil, de busca e salvamento e ainda das atividades-meio desenvolvidas pelo CBMPA. Cabe mencionar que os outros quarenta veículos já haviam sido entregues à Instituição no primeiro semestre deste ano.

Outro investimento feito pelo Governo do estado e que merece destaque diz respeito aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para as ações de combate a incêndios urbanos, cuja soma aproximada de 4,5 milhões de reais que, mais do que representar 1.200 unidades do referido equipamento, significa maior segurança para o nobre Soldado do Fogo, que contará com uma ferramenta adequada para melhor cumprir sua missão.
“Nós temos ampliado os investimentos para estruturar as nossas forças de segurança; fizemos uma ampla entrega de viaturas da Polícia Militar do Estado, da Polícia Civil e hoje estamos concluindo a entrega de 50 viaturas do Corpo de Bombeiros e, com isto, fortalecendo para que a nossa Corporação possa estar mais estruturada para melhor servir à nossa sociedade destacando que, além das ações do dia-a-dia do Corpo de Bombeiros a Defesa Civil, que compõe a sua missão, também está sendo reforçada para estruturar este serviço tão fundamental para população. Junto com as viaturas também EPI’s, melhorando as condições de trabalho da nossa tropa, fazendo um investimento importante, de mais de 4 milhões de reais para que os nossos bombeiros possam estar em condições adequadas para servir e cuidar da nossa população”, frisou o Governador do estado.

Para o Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, o Coronel QOBM Haymann Apolo Gomes de Souza “essas dez novas viaturas fazem parte de um processo de cinquenta viaturas; no início do ano foram entregues 40 pelo Governador e agora chegaram as outras dez que estavam faltando. Esse é um investimento de aproximadamente cinco milhões e meio de reais em veículos e equipamentos de proteção individual, reforçando todos os quartéis e trazendo também mais proteção à tropa quando estiver no combate. Essas viaturas irão atender os quartéis do interior do Estado e também a área da Defesa Civil; possivelmente deverão ser deslocadas para Barcarena, Castanhal e outros municípios. Futuramente, estamos aguardando ainda mais viaturas para que o Governador possa continuar suprindo a logística da Corporação e melhorando o atendimento à população”.

Finalizando sua estada no Quartel do Comando Geral do CBMPA e aproveitando as comemorações alusivas ao Dia do Soldado, o Governador do estado se pronunciou a respeito da data: “eu gostaria, em nome de todos os soldados da Polícia Militar do Estado, do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro, das Forças Armadas homenagear, neste dia 25 de agosto, aos soldados que compõe o maior efetivo das nossas tropas de segurança; o reconhecimento pelo trabalho, pela luta, pela vida que esta tropa oferta para a sociedade brasileira e de maneira muito especial aos soldados que servem ao povo do Pará”.