CBMPA REALIZA RESGATE DE VÍTIMA DENTRO DE SILO
Publicado: 20 de maio de 2021 - Hora: 10:01

5. CBMPA REALIZA RESGATE DE VÍTIMA DENTRO...
CBMPA REALIZA RESGATE DE VÍTIMA DENTRO DE SILO

Na manhã da última quarta-feira (19) o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do 14⁰ Grupamento Bombeiro Militar (14⁰ GBM/Tailândia) realizou o resgate de uma vítima, um homem de 20 anos de idade, o qual teria caído da passarela superior de um silo de armazenamento de grãos de soja, vindo a afundar no conteúdo do silo, com aproximadamente 25m de altura e 12m de diâmetro.
A operação de resgate foi comandada pela Major QOBM Michela Catuaba que, juntamente com o Cb BM Rafael, acessaram o interior do sido pela parte de cima, mantendo contato direto com a vítima, a quem garantiram a estabilidade, deixando-a com a cabeça livre dos grãos e dessa forma poder respirar e manter-se consciente. Externamente ao silo, outra fração da equipe de resgate, liderada pelo STen BM Hugo e composta pelos Sgt’s BM J. Barros e Queiroz e pelos Cb’s BM A. Santos, Junior, Cordeiro e Dayrony efetuaram a abertura com os de uma passagem rente ao solo, com o auxílio de equipamentos de corte (moto esmeril e outros) visando retirar toneladas de grãos de soja a ponto de permitir a entrada dole um BM para auxiliar e fornecer oxigênio para a vítima.
Com o auxílio de cordas e outros equipamentos a vítima foi suspensa e pela passagem aberta rente ao solo foi concluído o resgate da vítima, o que ocorreu dentro da estratégia prevista e com sucesso.
Em seguida a vítima foi transportada por uma ambulância do SAMU para o Hospital Geral de Tailândia.
Toda a operação de resgate perdurou aproximadamente 2 horas e 30 minutos.