CORPO DE BOMBEIROS REALIZA FORMATURA DE NOVOS OFICIAIS DA CORPORAÇÃO
Publicado: 5 de dezembro de 2019 - Hora: 12:32

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS REALIZA FORMATURA DE...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realizou nesta quarta-feira (04), a Solenidade de Formatura da 14ª Turma de Aspirantes a Oficial Bombeiro Militar, realizada no Quartel do Comando Geral da Corporação. A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado, Hélder Barbalho, além de autoridades do Estado, da Segurança Pública e das Forças Armadas.  O processo de formação dos oficiais combatentes do CBMPA tem início na Academia Bombeiro Militar do Pará “Capitão BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu”, a ABMPA; é lá que eles passam pelo treinamento técnico e operacional, com conhecimentos, competências e habilidades específicas para atuar como combatentes nos quartéis em que atuarão, auxiliando a sociedade em geral nas suas necessidades.

Esta é a décima quarta turma formada no estado do Pará, onde desde o ano de 1992, a Academia vem formando Bombeiros para atuarem não só no Pará mas forma oficiais para outros estados.  Ao final do curso, 29 cadetes do quadro de combatentes concluíram com aproveitamento o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO) — curso de nível superior, denominado Bacharelado em Gestão de Riscos Coletivos. O Nome da turma é “Capitão QOBM Antônio Vicente Filho” (In Memoriam). Seu paraninfo é o Deputado Estadual Francisco Das Chagas Silva Melo Filho (O Chicão), seu patrono o Governador do Pará, e Como padrinho, o Deputado Estadual Igor Normando. A formação aconteceu no período de 06 de fevereiro de 2017 a 21 de novembro de 2019, com uma carga horária de 4.600 (quatro mil e seiscentas) horas/aulas, realizadas no Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP.

Durante a cerimônia, os Aspirantes receberam de seus padrinhos e madrinhas a espada que marca a transição de Cadetes para Aspirantes a Oficial. Além disso, houve a premiação ao segundo e terceiro lugar da turma, dos respectivos aspirantes Aluizio Luiz Azevedo de Araújo e Albert Lincoln Costa Vidal.  A formação desta nova turma vem em ótimo momento para a Corporação, segundo o Governador Helder Barbalho “isto vem como um incremento para o efetivo do Corpo de Bombeiros do Pará e suas ações no Estado, principalmente no que se refere aos serviços de Segurança Pública. E isso é fundamental para salvar a vidas das pessoas que precisam”, afirmou o Governador do Estado.  O Comandante Geral da Corporação, Coronel Hayman Apolo Gomes de Souza, além de reiterar a satisfação e a importância que é para o CBMPA receber junto ao seu efetivo os novos aspirantes; falou ainda sobre a relevância dessa formação, “é uma grande realização para a Corporação temos mais Oficiais aprovados e ficamos muito contentes com isso.”

A Aspirante a Oficial BM Iara Ferreira Santos, que ficou em Primeiro lugar na colocação pelo critério de merecimento intelectual, agradeceu a Corporação pela finalização do curso. “Estou muito emocionada em chegar ao final do curso; foram muitos anos de formação árdua e que é necessária para nossa profissão. O lema da nossa academia diz que nós somos ‘formados para comandar heróis’, e nós esperamos cumprir isso da melhor forma possível”, disse a Aspirante a Oficial Iara, que recebeu do Governador a Medalha de Dedicação aos Estudos “Tenente Coronel BM Francisco Feliciano Barbosa”.

HISTÓRICO DA ABM – Inicialmente a formação dos oficiais Combatentes do CBMPA teve início na Escola de Formação de Oficiais, objetivando suprir a necessidade de uma Unidade Acadêmica de formação de oficiais do Pará, pois a Corporação dependia da oferta de poucas vagas nas Academias dos Corpos de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro (CBMRJ) e do Distrito Federal (CBMDF). Desse modo, foi constituída através do Decreto Governamental nº. 696, de 16 de março de 1992, criando a Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, sendo agregada ao Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização – CFAE, localizada no Município de Ananindeua-PA, localizado no Complexo do Corpo de Bombeiro na Cidade Nova VII, posteriormente desvinculada do CFAE pelo Decreto Governamental nº 2.713 de 27 de junho de 1994, publicada no D. O. E nº 27.769 de julho de 1994, passando a possuir comando independente. No dia 17 de novembro de 1999 foi criado o Instituto de Ensino de Segurança – IESP, pela Lei nº 6.257, publicado no D. O. E nº 29.091 de 19 de novembro de 1999, integrando as Unidades Acadêmicas: Academia de Polícia Militar “Cel PM Fontoura” – APM e a Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Bombeiro Militar do Pará “Cap. BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu” e a Academia de Polícia Civil – ACADEPOL, mantendo as mesmas estruturas curriculares e os programas de matérias aplicados anteriormente nas Unidades de Ensino. Observando-se a necessidade de maior destaque para Unidade de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o ex-comandante da Escola de Formação de Oficiais TCel QOBM Augusto Sérgio Lima de Almeida, sugeriu ao Comandante da Corporação CEL BM Paulo Gerson Novaes de Almeida a mudança do título de “Escola de Formação de Oficiais” para “Academia de Bombeiro Militar do Pará” ato concretizado, através do Decreto nº 2.443 de 23 de agosto de 2010, publicado no D. O. E nº 31.737 de 24 de agosto de 2010, que alterou a denominação de Órgão de apoio do Sistema de Ensino, passando a denominar-se Academia de Bombeiro Militar “Cap BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu” – ABMPA. Pelos anos de existência, o berço do Oficialato do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará é referenciado na formação de Oficiais Bombeiros do Norte e Nordeste do Brasil, pois já formou centenas de oficiais, dos quais pertencentes a diversos Estados da República do Brasil, entre eles do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Tocantins. Superando a premissa a que se propôs em sua criação.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content