Carregando agora

CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO DESFILE CÍVICO-MILITAR EM ALUSÃO AO SETE DE SETEMBRO

Ocorreu na manhã deste sábado, 07, o tradicional desfile cívico-militar de Sete de Setembro, dia que marca a Independência do Brasil. Em Belém, o desfile aconteceu na Avenida Presidente Vargas, onde a população se reuniu para prestigiar organizações civis e instituições militares.

Em 2024, 162 bombeiros militares desfilaram. Eles foram divididos em seis companhias e acompanhados por dois pelotões do Programa Escola da Vida (PEV), projeto que representa uma das atividades realizadas pela corporação. Além disso, foram exibidas as viaturas utilizadas no cotidiano da profissão.

O Tenente Coronel Cézar Alberto, comandante de tropa neste ano de 2024, expressou a sensação de estar à frente:

“O Sete de Setembro é um marco especial, é o maior desfile do ano, onde todas as forças armadas e auxiliares estão prontos para expor seu adestramento e sua dinâmica profissional, para que a sociedade entenda e reconheça o papel que cada um de nós exerce na preservação e proteção da sociedade. Estar esse ano como comandante de tropa, é uma honra sem igual, talvez a maior da minha carreira até o momento”.

Representando o CBMPA no palanque da cerimônia, esteve Major QOBM Leonardo, que falou um pouco sobre a sua atuação no desfile:

“O 7 de setembro é uma data marcante na história do Brasil e a trajetória do militar carrega todo esse simbolismo e representação, para nós é uma honra, uma satisfação, um orgulho indescritível estar aqui podendo representar a corporação através do nosso desfile na avenida. Participar desse momento de várias formas durante a carreira, para mim, foi maravilhoso e estar aqui agora é inexprimível.”

O Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, subcomandante do CBMPA, mencionou a importância desta data:
“É uma satisfação inenarrável participar desta data de festa, de congraçamento cívico-militar pelo 7 de setembro, que é um dia marcante para a nossa nação, onde a gente sabe que a importância da simbologia deste dia está refletida no povo brasileiro. Nós, do Corpo de Bombeiros, participamos desse movimento sempre com muito garbo, empenhados por saber que a população espera pelo desfile militar. Ratifico a felicidade de estar presente neste momento notório para o povo”.

Por sua vez, o Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, declarou com orgulho:

“Hoje é um dia muito importante para as instituições militares das forças armadas e para as forças auxiliares como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, onde eu, como Comandante-Geral, posso afirmar que para a nossa corporação a importância maior é a manifestação desse sentimento de patriotismo. O 7 de setembro compõe o nosso calendário institucional e segue sendo um dos compromissos de maior relevância, já que a nossa tropa desfila a pé firme mostrando a sua vibração, amor e honra por ser bombeiro militar”.

Em 1822, Dom Pedro I proclamou o famoso grito de “Independência ou Morte!”, rompendo os laços coloniais com Portugal e dando início a jornada do Brasil como nação independente. Desde então, o Sete de Setembro se tornou um símbolo de nossa identidade nacional, relembrando a coragem e determinação de nosso povo em busca da liberdade e autonomia.

A Independência do Brasil não foi apenas um ato político, mas também um marco de união entre diferentes culturas e origens que constituem a nossa nação. É uma oportunidade para celebrarmos a diversidade e a harmonia que tornam o Brasil um país único e especial.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil continuarão cumprindo com excelência o seu dever com a segurança e proteção da população, e esperam que este Sete de Setembro motive os cidadãos a abraçarem o compromisso com os valores que fortalecem a nação, honrando o passado e olhando para o futuro com esperança e determinação, atuando juntos para construir um Brasil melhor para gerações futuras.

Publicar comentário