Academia de Bombeiro Militar

3. Academia de Bombeiro Militar

Inicialmente a formação dos oficiais Combatentes do CBMPA teve início na Escola de Formação de Oficiais objetivando suprir a necessidade de uma Unidade Acadêmica de formação de oficiais do Pará, pois a Corporação dependia da oferta de poucas vagas nas Academias dos Corpos de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro (CBMRJ) e do Distrito Federal (CBMDF).

Desse modo foi constituída através do Decreto Governamental nº. 696, de 16 de março de 1992 criando a Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, sendo agregada ao Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização – CFAE, localizada no Município de Ananindeua-PA, localizado no Complexo do Corpo de Bombeiro na Cidade Nova VII, posteriormente desvinculada do CFAE pelo Decreto Governamental nº 2.713 de 27 de junho de 1994, publicada no D. O. E nº 27.769 de julho de 1994, passando a possuir comando independente.

No dia 17 de novembro de 1999 foi criado o Instituto de Ensino de Segurança – IESP, pela Lei nº 6.257, publicado no D. O. E nº 29.091 de 19 de novembro de 1999, integrando as Unidades Acadêmicas: Academia de Polícia Militar “Cel PM Fontoura” – APM e a Escola de Formação de Oficiais, atual Academia de Bombeiro Militar do Pará “Cap. BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu” e a Academia de Polícia Civil – ACADEPOL, mantendo as mesmas estruturas curriculares e os programas de matérias aplicados anteriormente nas Unidades de Ensino.

Observando-se a necessidade de maior destaque para Unidade de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o ex-comandante da Escola de Formação de Oficiais TCel QOBM Augusto Sérgio Lima de Almeida, sugeriu ao Comandante da Corporação CEL BM Paulo Gerson Novaes de Almeida a mudança do título de “Escola de Formação de Oficiais” para “Academia de Bombeiro Militar do Pará” ato concretizado, através do Decreto nº 2.443 de 23 de agosto de 2010, publicado no D. O. E nº 31.737 de 24 de agosto de 2010, que alterou a denominação de Órgão de apoio do Sistema de Ensino, passando a denominar-se Academia de Bombeiro Militar “Cap BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu” – ABMPA.

Pelos anos de existência o berço do Oficialato do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará é referenciado na formação de Oficiais Bombeiros do Norte e Nordeste do Brasil, pois já formou centenas de oficiais, dos quais pertencentes a diversos Estados da República do Brasil, entre eles do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Tocantins. Superando a premissa a que se propôs em sua criação.

Comandante: Tcel QOBM Eduardo Celso da Silva Farias.

Subcomandante: MAJ QOBM Wagner Alípio do Espírito Santo da Silva

CONTATOS DA UNIDADE