Abertura do Programa Nacional de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil.

  

Na tarde da última segunda feira, 03 de abril, foi realizada abertura do Programa Nacional de Capacitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O evento ocorreu no auditório da Superintendência Desenvolvimento Amazônia (SUDAM), em Belém.

A capacitação se estenderá até 07 de abril de 2017, nos polos das cidades de Belém, Marabá, Altamira e Santarém. Serão ministrados módulos práticos, com temáticas para trabalhar assuntos voltados à segurança como: noções Básicas de Proteção, gestão de riscos, gerenciamento de desastres, entre outros. 

 

O programa de capacitação é dividido em três etapas, a primeira etapa se deu na produção e disponibilização de materiais didáticos em temas essenciais para o Fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, finalizado em janeiro de 2017; a segunda etapa foi concluída em março deste ano e como resultado, formou profissionais de todos os Estados e Distrito Federal para a realização de capacitações presenciais em todas as Unidades da Federação direcionada aos municípios, ao total 81 formadores participaram desta etapa e estão aptos para capacitar os profissionais dos seus municípios.

A terceira e atual etapa está sendo desenvolvida durante este mês de abril. Na capital paraense, a SUDAM foi o local escolhido para a capacitação, que durante o evento de abertura contou com a presença dos profissionais da área de segurança e a mesa foi composta pelas autoridades: Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC-Mi, Renato Newton Ramlow; Subcomandante Geral do CBMPA, Coronel Augusto Lima, no ato, representando o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli; Diretora do Departamento de Prevenção e Preparação de CEDEC – MI, Adelaide Nacif; pelo Coordenador Adjunto de Defesa Civil Estadual, Coronel Francisco Cantuária; Representante do Ministério de Minas e Energia, Anderson Neves; Diretor Executivo da Federação dos Municípios do Pará, Josenir Gonçalves Nascimento; Assistente do Programa do PNDUD, Graziela Carvalho da Silveira.  

  

Estiveram presentes no evento o prefeito de Belterra, Jociclelio Castro Macedo; prefeito de Itupiranga, José Milesi; Representante do Prefeito de Alenquer, Priscila Souza; Prefeita do Acará, Amanda Oliveira e Silva e o prefeito de Igarapé Miri, Ronélio Antônio Rodrigues Quaresma. Também estiveram presentes representantes das Coordenadorias municipais de Defesa Civil dos municípios de Cachoeira do Arari; Marajó; Baião e Abaetetuba entre outros representantes de prefeituras e órgãos públicos do Estado.

       

A Diretora do Departamento de Prevenção e Preparação de CEDEC – MI, Adelaide Nacif realizou durante a abertura do Programa Nacional de Capacitação uma palestra sobre Aedes aegypti.

A apresentação do Programa Nacional de Capacitação em Proteção e Defesa Civil foi feita pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC-Mi, Renato Newton Ramlow e o programa de Capacitação para multiplicação no Estado do Pará será desenvolvido pelo Coronel Francisco Cantuária – CEDEC-PA.

 

Texto e Fotos: ASCOM/CBMPA